Pacientes com plano de saúde recorrem às tendas militares para tratar dengue no Rio
ITALO NOGUEIRA
da Folha de S.Paulo, no Rio
Clientes de planos de saúde buscaram nas tendas militares o atendimento médico contra a dengue que não encontraram nos hospitais e clínicas particulares. Os três hospitais de campanha montados pelas Forças Armadas começaram a funcionar ontem em três pontos do Rio. Neles, os pacientes aguardam em média 30 minutos, passam por uma triagem no terminal rodoviário Alvorada e, então, são levados de ônibus até o local de atendimento.
No hospital de campanha é feita a coleta de sangue e, se necessário, o paciente é encaminhado para um leito para receber hidratação.
O resultado do exame demora cerca de dez minutos para ser entregue ao paciente. Bem diferente do que a aposentada chilena Berta Iturra Parada, 74, disse ter encontrado na clínica São Bernardo, na Barra da Tijuca (zona oeste).
"Aqui foi tudo rapidinho. Estive ontem [anteontem] na clínica São Bernardo e esperei três horas para um resultado de plaquetas", disse.
Berta não apresentou sintomas da doença, mas foi orientada a fazer acompanhamento e optou pelo hospital da Aeronáutica. A Folha não conseguiu localizar ninguém na clínica São Bernardo, até a noite de ontem, para comentar a demora no atendimento.
A professora Rogéria Motta de Santana, 47, também levou a irmã Angélica, 42, às barracas da Aeronáutica para fugir das filas em hospitais particulares.
"Levei meu filho na semana passada para um hospital público e demorou muito. Tenho plano de saúde classe A, mas esperei duas horas só para ser atendida na recepção. Mais duas horas para o exame ficar pronto. Até o atendimento, demorou umas cinco horas", diz.
O hospital da Aeronáutica conta com 40 leitos para hidratação e dois na UTI, mas não possui internação. Caso um paciente esteja em estado grave, é transferido para um hospital convencional.
Mortes
Mais 13 mortes por dengue foram confirmadas ontem no Rio. Com isso, chega a 44 o número de mortes pela doença na cidade e a 67 no Estado.
Também na segunda-feira, o secretário estadual de Saúde do Rio, Sérgio Côrtes, anunciou que vai começar a recrutar pediatras da rede pública de outros Estados do Brasil para ajudar no atendimento a crianças com suspeita de dengue na cidade do Rio.
Ele afirmou ter apresentado a proposta ao Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Saúde, pedindo que sejam encaminhados quantos pediatras puderem ser deslocados de seus Estados de origem. A secretaria informou que arcará com as despesas de passagem, hospedagem e o custo de diárias e plantões dos médicos.
Com LUISA BELCHIOR, colaboração para a Folha Online, no Rio
Leia mais
- Rio tem mais 13 mortes por dengue confirmadas; no Estado, são 67
- Lula culpa prefeitura, governo do Estado e União por dengue no Rio
- Hospitais de campanha começam a atender pacientes com dengue no Rio
- Gabinete para conter dengue completa uma semana; situação é difícil nos hospitais
- Justiça obriga Estado e município do Rio a atender pacientes com suspeita de dengue
- Ministério da Saúde descarta presença da dengue tipo 4 no Brasil
Especial


POLÍTICOS CORRUPTOS.
NÃO AGUENTO MAIS PAGAR TANTO IMPODTO.
avalie fechar
avalie fechar
avalie fechar