Cotidiano
19/04/2008 - 08h15

Consulados pedem informes semanais sobre a dengue no Rio

da Folha de S.Paulo, no Rio

Representantes de cerca de 30 consulados com sede no Rio pediram à Secretaria Estadual de Saúde relatórios semanais sobre a situação da dengue. Preocupados com a epidemia, eles alegam que precisam de informações para enviar para seus países e esclarecer dúvidas de turistas.

Participaram da reunião, realizada no consulado francês (no centro do Rio), cônsules da França, Japão, Nicarágua e Guatemala, além de representantes de outros países --como Portugal, Estados Unidos, Alemanha e Argentina.

"Vivemos uma situação muito difícil e precisamos dar informação aos visitantes. O secretário [estadual de Saúde, Sérgio Côrtes,] dará informações a cada semana sobre a situação por e-mail para dar transparência", disse o cônsul francês, Hugues Goisbault.

O cônsul disse que os dados estarão nos sites dos consulados. Ele contou que, aparentemente, não houve diminuição do número de turistas franceses no Rio por causa da epidemia, porque os vôos da Air France para a cidade continuam cheios.

O embaixador Ernesto Rubarth, subsecretário de Relações Internacionais, disse que vai entrar em contato com o Ministério da Saúde e o Itamaraty para saber de que forma os dados sobre a dengue poderiam ser enviados a todos os países com representação no Brasil.

Mortes e multa

Mais duas mortes por dengue foram confirmadas ontem. Uma delas é de uma criança de cinco anos, que morreu no dia 12. A outra foi a de uma mulher de 40 anos, que morreu no dia 13. Com isso, são 54 mortes na capital fluminense.

A juíza Regina Coeli, da 18ª Vara Federal, decidiu anteontem aplicar multa de R$ 10 mil ao secretário municipal de Saúde do Rio, Jacob Kligerman, pela não-abertura dos postos que funcionam 24 horas.

Comentários dos leitores
Rogerio Rocha (302) 10/06/2008 14h24
Rogerio Rocha (302) 10/06/2008 14h24
SAO PAULO / SP
Como havia predito, ninguém mais vem a este fórum. Perdeu o interesse, mas a dengue continua.
Agora o estado onde ela está crescendo é a Bahia.
Continua tendo a certeza de que a expansão da dengue conta com uma contribuição significativa da população que não tem as mais básicas noções de higiene, saúde e civilidade. Porém o grande agente que poderia reverter este quadro também não faz a sua parte. E que agente é este? Simplesmente o poder executivo (municipal, estadual e federal - traduzindo para alguns: prefeito, governador e presidente da república) através dos seus gentes de saúde e de publicidade.
E agora, na Bahia, não adianta culpar PSDB, DEM ou qualquer outro partido que não seja o pt.
E mais uma vez quem perde é o cidadão que sustenta com os seus impostos esta turma que, independente de partido, não gosta de trabalhar.
sem opinião
avalie fechar
Frbezerra Bezerra (1) 29/05/2008 09h58
Frbezerra Bezerra (1) 29/05/2008 09h58
Há um pequeno programa que espanta mosquitos, antimosxp, é só procurar no Google, e instalar em todos os computadores do Rio de Janeiro, para afastar os bixinhos danados.
Este programa emite uma frequencia que afasta os voadores, e não pertuba o ouvido humano.
É o que pensei para ajudar os amigos cariocas.
3 opiniões
avalie fechar
José Rubem Tavares França (1) 28/05/2008 21h03
José Rubem Tavares França (1) 28/05/2008 21h03
RIO DE JANEIRO / RJ
É de se lamentar, que o sr presidente Lula, que antigamente era radicalmente contra a CPMF, agora ele quer por qualquer custo, colocar este deprimente imposto com outra cara.
Atenciosamente,
José Rubem.
4 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (319)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca