Polícia aguarda depoimentos para concluir caso Isabella; quatro são ouvidos hoje
da Folha Online
da Folha de S.Paulo
A Polícia Civil de São Paulo espera ouvir nesta quarta-feira quatro testemunhas consideradas imprescindíveis para concluir o inquérito que investiga a morte da menina Isabella Nardoni, 5. Deverão prestar depoimento Antonio e Cristiane Nardoni --avô paterno e tia da criança-- e outras duas pessoas --que não tiveram os nomes informados.
Ontem, após adiar os depoimentos do avô e da tia da menina, a polícia também suspendeu a apresentação de laudos do inquérito. A decisão ocorreu um dia depois de a defesa Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá --pai e da madrasta de Isabella-- anunciar que entraria com representação na Corregedoria da Polícia Civil para que seja apurada a maneira como foram conduzidas as investigações sobre a morte pelo 9º DP (Carandiru).
O recuo da cúpula da polícia ocorreu por medo de que os advogados pudessem alegar não ter tido acesso às provas e contestá-las judicialmente. Na visão da cúpula da polícia de São Paulo, que esteve reunida na manhã de ontem, é melhor voltar atrás agora do que sofrer uma derrota mais adiante.
| Antonio Gauderio/Folha Imagem |
![]() |
| Delegado Aldo Galiano Júnior, diretor do Decap, diz que espera depoimentos "imprescindíveis" para concluir caso Isabella |
Segundo o diretor do Decap (Departamento de Polícia Judiciária da Capital), Aldo Galiano Júnior, os depoimentos previstos para hoje são imprescindíveis para concluir a investigação.
O promotor Francisco José Taddei Cembranelli diz acreditar que o inquérito policial seja concluído e enviado ao Ministério Público até a próxima segunda-feira. Só então, segundo ele, será possível pensar em um pedido de prisão preventiva de Alexandre e de Anna Jatobá.
Investigação
A Polícia Civil tentará esclarecer se o advogado Antonio Nardoni e a filha dele, Cristiane, 20, tomaram algum tipo de atitude que pudesse prejudicar a investigação sobre o assassinato da menina, revela reportagem publicada na edição desta quarta-feira na Folha de S.Paulo (integra disponível para assinantes do UOL e do jornal).
Segundo a reportagem, a polícia desconfia que Cristiane, para proteger o casal, tentou limpar manchas de sangue que ficaram espalhadas em diversos pontos do apartamento, sob orientação do avô da menina. Tal fato poderia ser configurado como adulteração de cena do crime, mas o apartamento não foi imediatamente interditado pela polícia para a realização das sete perícias que ocorreram após a morte de Isabella.
Inicialmente, o avô e a tia de Isabella deveriam depor no último sábado, mas a defesa pediu o adiamento após o desgaste causado pelo depoimento do pai e da madrasta de Isabella, que permaneceram na delegacia por aproximadamente 17 horas, entre sexta e a madrugada de sábado. A data havia sido remarcada para ontem, quando os depoimentos foram remarcados.
Agressões
Galiano garantiu que a madrasta de Isabella não ficou presa com outras detentas quando passou uma semana detida no 89º DP (Portal do Morumbi). "Ela ficou separada e em exames que fez ao sair da cadeia não relatou lesões ao médico", afirmou Galiano.
Em entrevista à Folha Online, o avô de Isabella relatou que outras detentas bateram em Anna Carolina. "Ela sofreu muito enquanto estava presa. As outras detentas bateram nela e, por isso, tivemos o cuidado de tirar fotos das marcas, pois não sabemos até onde isso pode chegar", disse Antonio Nardoni, no domingo (20).
Na ocasião, um assessor da Secretaria da Segurança disse que o relacionamento de Anna Carolina com as outras presas era harmonioso, mas admitiu que ela havia sido colocada com outras detentas --não foi informado, porém, o período nem quantas mulheres ficaram com ela. Ontem, a assessoria da secretaria manteve as declarações do diretor do Decap, de que Anna Carolina ficou sozinha na cela durante todo o período em que esteve na carceragem da delegacia.
"Ela poderia até ter ficado com outras presas, mas houve precaução para evitar problemas", disse Galiano Júnior.
Leia mais
- Polícia adia divulgação de laudos no caso Isabella
- Polícia diz que espera depoimentos "imprescindíveis" para concluir caso Isabella
- Polícia adia novamente depoimentos de avô e de tia de Isabella
- ÁUDIO: Xuxa fala sobre caso Isabella em show do padre Marcelo Rossi
- Para polícia, gritos de ajuda podem ter sido do irmão de Isabella
- Para promotor, Alexandre e Anna Carolina choraram mais durante entrevista à TV
- Veja as conclusões dos laudos sobre a morte de Isabella
Livraria
Especial



