Cotidiano
01/05/2008 - 17h45

Gil envia ao Iphan pedido para reconhecer ayahuasca como patrimônio cultural

da Folha Online

O ministro da Cultura, Gilberto Gil, vai encaminhar ao Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) um pedido de reconhecimento do uso do chá ayahuasca em rituais religiosos como patrimônio imaterial da cultura brasileira.

A bebida é produzida a partir da fervura de duas plantas nativas da floresta amazônica --um cipó e folhas de um arbusto-- que têm efeito alucinógeno.

A solicitação foi entregue ao ministro nesta quarta-feira (30), em Rio Branco (AC), em documento assinado por representantes de três das principais doutrinas ayahuasqueiras --Alto Santo, União do Vegetal e Barquinha.

No encontro, Gil destacou que as religiões que utilizam o chá ayahuasca (também conhecido como vegetal ou hoasca) são traços importantes da cultura religiosa brasileira.

"Neste caso, específico, acrescenta-se o afeto em relação a outra dimensão importantísssima para a vida, que é a natureza", disse o ministro.

Gil disse que o Iphan, órgão do Ministério da Cultura, vai examinar "com todo zelo, carinho e responsabilidade" a solicitação.

Comentários dos leitores
Dan Mendar (2) 06/05/2008 15h25
Dan Mendar (2) 06/05/2008 15h25
SAO PAULO / SP
Excelente notícia mas a única falha é que o vinho Ayahuasca não é um Alucinógeno e sim um Enteógeno (substância que desperta o Deus interior), segundo a própria comunidade científica.
Trata-se m ampliador de consciência e não algo que tira a consciência (como o álcool, drogas e TV).
sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca