Governo quer mudar regra para identificar cão de raça
da Folha Online
O Ministério da Agricultura estuda editar um decreto que altera as regras de identificação dos cães de raça, de acordo com reportagem de Angela Pinho publicada na Folha de S.Paulo deste domingo (íntegra disponível para assinantes do jornal ou do UOL).
De acordo com a reportagem, atualmente, "o governo fiscaliza as entidades que registram as principais características dos cães de raça e de seus ancestrais". O registro não é obrigatório para todos os cachorros, mas é condição para o pedigree. O decreto incluiria a execução de testes de paternidade em cães para saber se o registro de seus ancestrais está correto.
Se o governo editar o decreto --a minuta já está na Casa Civil--, o documento de identidade continuará existindo, mas o ministério deixará de fiscalizar o registro feito pelas sociedades de cinofilia. O governo diz não ter capacidade operacional e que há outras prioridades.
Wilson Protásio, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cães Pastores Alemães, argumenta que, com o decreto atual, o governo pode controlar as raças consideradas perigosas, como pit bull.
Leia mais
- Cadela sociável lidera concurso de beleza de pets; confira mascotes
- Abu Dhabi fará concurso de beleza de camelos
- Ministério da Justiça multa Masterfoods por "maquiar" ração para cachorros
Livraria
- Guia reúne centenas de dicas que garantem o bem-estar de seu cão
- Livros inspiram, ensinam a cuidar e divertem quem gosta de bichos
Especial

