STJ nega pedido para reduzir pena de Suzane von Richthofen
da Folha Online
O STJ (Superior Tribunal de Justiça) negou o pedido apresentado pela defesa na tentativa de reduzir a pena de Suzane von Richthofen, condenada a 39 anos de prisão pela morte dos pais em São Paulo. A decisão, do ministro Hamilton Carvalhido, da Sexta Turma, foi divulgada nesta terça-feira.
Os advogados de Suzane pediam que fosse reconhecida a atenuante pertinente à confissão do crime, ocorrido em outubro de 2002.
De acordo com o STJ, a defesa recorreu contra decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo, que fixou o regime fechado como o inicial para o cumprimento da pena e não reconheceu a atenuante.
O ministro --relator do habeas corpus-- afirmou que o pedido se confunde com o mérito da ação, que ainda será analisado. Carvalhido solicitou informações ao tribunal paulista e, antes de retornar ao STJ para julgamento, o processo será avaliado pelo Ministério Público.
Crime
Os pais de Suzane, Marísia e Manfred von Richthofen, foram assassinados em casa, enquanto dormiam. Em julho de 2007, além de Suzane, foram condenados o então namorado dela, Daniel Cravinhos, e o irmão dele, Cristian.
Suzane afirmou que planejou a morte dos pais "por amor" ao namorado.
Os três foram denunciados (acusados formalmente) pelo Ministério Público por duplo homicídio qualificado por motivo torpe, meio cruel e impossibilidade de defesa da vítima.
Leia mais
- Entenda o caso da morte do casal Richthofen
- Suzane von Richthofen ensina inglês, espanhol e alemão a detentas
- STJ nega recurso e mudança de condenação de Suzane Richthofen
- Criminalista retrata prisões brasileiras e aponta desinteresse político; leia capítulo
Livraria
Especial

