Bombeiros confirmam 41 mortos em naufrágio no Amazonas
da Folha Online
O Corpo de Bombeiros confirmou na tarde desta quarta-feira que 41 corpos de vítimas do naufrágio ocorrido na madrugada de domingo (4) foram resgatados das águas do rio Solimões, no Amazonas. Equipes mantêm as buscas a outras vítimas.
De acordo com o setor de Comunicação dos bombeiros, foram resgatados os corpos de 22 homens, 18 mulheres e uma criança. Ao menos 33 já foram identificados pelo IML (Instituto Médico Legal)
O acidente aconteceu na localidade de Lago do Pesqueiro, na cidade de Manacapuru (AM), quando a embarcação transportava 80 pessoas, de acordo com a Marinha.
| Arte Folha |
![]() |
| Mapa do naufrágio em Manacapuru, AM |
Os bombeiros afirmam que uma lista não oficial aponta que entre 20 e 25 pessoas permanecem desaparecidas.
"É difícil precisar o número exato pois não havia um registro oficial de quantos passageiros o barco transportava", afirma a secretária de Trabalho, Assistência Social e Habitação da prefeitura do município, Marta Regis Afonso.
Ao menos 12 embarcações participam das buscas, entre elas da Marinha. Lanchas devem percorrer num raio de até 50 km do local do desastre.
Investigação
Desde ontem foram ouvidas 21 pessoas no inquérito aberto pela Polícia Civil de Manacapuru. Segundo o delegado da 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil do município, Antonio Rodrigues da Silva, em alguns depoimentos os sobreviventes relatam até cerca de 150 pessoas na embarcação, mais do que o dobro do limite, de cerca de 50 passageiros.
"É claro que ninguém parou para contar. Ainda mais em um momento como este, em que eles sobreviveram a uma tragédia assim. Vamos continuar as investigações para tentar chegar a um meio termo e entender o que de fato motivou a tragédia", disse Silva.
Segundo ele, todos os sobreviventes relatam superlotação no barco. Segundo o delegado, mesmo que o inquérito aponte um culpado, será difícil incriminar alguém, uma vez que o proprietário da embarcação morreu no acidente e outros dois irmãos dele apontados como responsáveis pelo Comandante Sales 2008 estão desaparecidos e podem estar entre os corpos que estão no rio.
Leia mais
- IML identifica 33 vítimas de naufrágio no AM; chuva prejudica buscas
- Barco que naufragou no AM estava irregular; dono morreu no acidente
- Marinha suspende buscas e corrige número de mortos em naufrágio no AM
- Embarcação naufraga no rio Solimões e mata ao menos dez
- Réplica de caravela que afundou em Campinas (SP) passa por vistoria
- Bombeiros encontram último corpo desaparecido de naufrágio em MT
Leia mais


