Publicidade

Cotidiano
12/05/2008 - 15h35

Mensagem no Orkut leva controlador de tráfego aéreo a cumprir nova prisão

Publicidade

da Folha Online

O suboficial Moisés Gomes de Almeida, vice-presidente da Febracta (Federação Brasileira das Associações de Controladores de Tráfego Aéreo), começou a cumprir nesta segunda-feira nova prisão disciplinar por ter publicado no site de relacionamentos Orkut textos que contestavam decisões da Aeronáutica e convocava os colegas a manterem apoio às associações.

Publicadas em agosto do ano passado, as mensagens já foram retiradas do site. Uma delas pedia união da categoria, ainda que as detenções fossem o preço por refutar as decisões dos superiores.

Almeida deve ficar preso até 27 de maio. Em junho do ano passado, o controlador cumpriu dez dias de detenção por ter dado declarações à imprensa sobre a crise aérea. De acordo com a Aeronáutica, militares precisam de autorização para falar a qualquer veículo de comunicação.

A entrevista e as mensagens postadas na internet foram consideradas insubordinação, e a prisão está prevista no Código Militar. A defesa do militar deve recorrer da decisão.

Procurada, a Aeronáutica informou que não se manifestaria sobre o caso, por considerar que a medida está dentro do regulamento.

Outros líderes da categoria também sofreram punições --com detenções ou afastamento-- desde o início da crise aérea.

Controladores ouvidos pela reportagem voltaram a denunciar os mesmos problemas relatados desde o acidente com o vôo 1907 da Gol, ocorrido em setembro de 2006 e que desencadeou uma crise no setor. Eles reclamam da pressão imposta pela hierarquia militar e apontam falhas em equipamentos de algumas regiões.

LÍVIA MARRA, editora de Cotidiano da Folha Online

Comentários dos leitores
Valdir Antonelli (5) 11/07/2008 21h21
Valdir Antonelli (5) 11/07/2008 21h21
SAO PAULO / SP
Pelo jeito a empresa nunca mais vai poder montar stands, parquinhos ou fazer divulgação né? Me sensibilizo com as famílias que perderam alguém no voo, mas uma coisa não tem nada a ver com a outra. Juro que quando li a manchete pensei que a TAM tivesse montado algo no local do acidente, mas depois que vi que era em um shopping achei absurdo os comentários e o tom da reportagem. 4 opiniões
avalie fechar
Marina Boschini (1) 11/07/2008 20h06
Marina Boschini (1) 11/07/2008 20h06
CAMPINAS / SP
Eu compreendo o sentimento dos familiares, mas devo discordar. Faz 3 anos que minha mãe faleceu, todos os dias sinto sua falta, mas em épocas como o dia das mães é ainda pior; deveria eu ficar indignada com todas as propagandas veiculadas perto da data? Não seria uma insensibilidade das empresas com todas as pessoas que perderam suas mães? Sinto muito, mas uma coisa não leva a outra. Por acaso, as famílias só se lembram de seus parentes em Julho? Faz parecer que se um parente das vítimas passasse perto desse parquinho em Outubro ele não se incomodaria. Lutem sim pelos seus direitos, mas com argumentos válidos. 9 opiniões
avalie fechar
Claudio Koseki (1) 11/07/2008 18h28
Claudio Koseki (1) 11/07/2008 18h28
OSASCO / SP
Me desculpe, não li todos os comentários, mas, realmente, o que uma coisa tem a ver com a outra?
Agora, por causa do acidente a TAM deve fechar as portas, colocar todos os colaboradores na rua, cair no ostracismo, não mais patrocinar eventos, enfim.
Estamos há menos de uma semana para que o acidente complete 1 ano, creio que haja uma certa, vamos dizer, apimentada na reportagem. É pertinente uma matéria deste tipo às vésperas deste acidente que chocou o Brasil.
Agora, leram a reportagem, sobre a "lajona" em CGH para o pátio VIP? http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u421333.shtml . Olha, de forma alguma provocando os familiares das vítimas do JJ3054, mas com todo o respeito, cadê a mesma energia para atacarem mais esta brilhante atuação do ministro Nelson Jobim?
Aliás, apenas por informação as mesmas pistas que os jatos do GTE (Grupo de Transporte Especial do qual o A319 presidencial faz parte) usam são as mesmas pistas das demais aeronaves e inclusive, se o Sr. Presidente está abordo de uma aeronave, o aeroporto tem suas operações comerciais suspensas temporariamente para que esta aeronave pouse ou decole.
Esta medida sim é uma provocação, não o Parquinho da TAM no Shopping.
17 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (340)
Termos e condições
Comentários dos leitores
Wesley Caiapó (35) 06/09/2009 12h33
Wesley Caiapó (35) 06/09/2009 12h33
Não acredito mais na "beleza", é tudo PHOTOSHOP. sem opinião
avalie fechar
Denilson Costa (2) 17/09/2008 14h14
Denilson Costa (2) 17/09/2008 14h14
Li essa entrevista do presidente do Google Brasil e deu vontade de vomitar.
Vou desistir definitivamente do Google e criar uma conta de e-mail na Microsoft. Eu não tenho nada a ver com o Google.
Eu acredito firmemente que a Internet é uma das mais fantásticas evoluções da humanidade quando utilizada de forma séria. Ou seja, para fins educativos. Por exemplo, meus filhos me perguntam: pai quais são os lugares turísticos da região centro-oeste? E sem nunca ter ido lá, acesso a Internet e acho textos fantáticos ilustrados com fotos e filmes da região. Quero saber quanto é o preço de um determinado produto no EUA ou na Austrália? Consigo via Internet. Quero saber o que os americanos estão lendo nos jornais, acesso diretamente os jornais on-line deles. Isso para mim é o grande advento da Internet. Enquanto o presidente do Google acha qua o grande "barato" da Internet é assistir ao vídeo da Cicarelli ou expor as pessoas. Uma pessoa com a mentalidade de um adolescente de 13 anos é o presidente de empresa. Quero mudar de planeta. Pare o mundo que eu quero descer, urgente!
O que ele diria se alguém pegasse a foto da reportagem e fizesse um perfil falso? Ou pimenta só é refresco no olho do outro?
Tô revoltado! O Google é do mal!
35 opiniões
avalie fechar
Carlos Oliveira (1) 08/08/2008 17h35
Carlos Oliveira (1) 08/08/2008 17h35
Com todas as mudanças a mais importante é sem duvidas mostrar o endereço de email de cada membro em seus profiles (sem possibilidades de ser oculto) evitando assim os profiles falsos, agressivos que sao apenas criados com a intençao de ofensa, dolo, sabendo que o Orkut proteje seu anonimato. No inicio do Orkut tinhamos como buscar a raiz do problema pois para ser membro todos deviam ser convidados, depois quem sabe por irresponsabilidade ou fome, entra qq um e diz o que tem vontade. 3 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (15)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca