Defesa recorre ao STJ contra prisão de acusados de matar Isabella
da Folha Online
A defesa do casal Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, pai e madrasta de Isabella, 5, e acusados pela morte da menina, informaram nesta terça-feira que recorrerão ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) para tentar a liberdade do casal.
Também hoje, o desembargador Caio Canguçu de Almeida, do Tribunal de Justiça de São Paulo, negou o pedido de habeas corpus apresentado pela defesa de Alexandre e de Anna Carolina. Em seu despacho, o desembargador afirma que a tese da acusação de homicídio e alteração na cena do crime é "efetivamente possível".
Para o promotor Francisco Cembranelli, Isabella foi asfixiada pela madrasta e jogada do apartamento do casal --no sexto andar do edifício London (zona norte de São Paulo)-- pelo pai. O crime ocorreu em 29 de março. Nardoni e Jatobá foram indiciados por homicídio triplamente qualificado --por motivo torpe, por meio cruel e por impossibilidade de defesa da vítima. Eles negam o crime.
Ricardo Martins, um dos três integrantes da equipe de defesa do casal --ao lado de Marco Polo Levorin e Rogério Neres de Sousa--, disse que a defesa já teve acesso ao despacho do desembargador. Ele informou que os três advogados se reúnem ainda hoje para estudar o caso e o novo pedido de liberdade.
O mérito da decisão ainda será julgado pela 4ª Câmara Criminal, que se reúne às terças-feiras --ainda não há, no entanto, data prevista para a análise. Numa avaliação preliminar, Martins afirmou que a defesa não irá aguardar o julgamento do mérito e recorrerá ao STJ.
"Muito provavelmente nós não vamos aguardar o julgamento do mérito, haja vista que o julgamento do mérito pode ser que demore mais de um mês, e existem duas presas. A nossa intenção é liberá-los o quanto antes", afirmou.
O advogado voltou a afirmar que o casal é inocente e criticou a decisão do desembargador em negar o habeas corpus. "A gente entende que eles [Nardoni e Jatobá] são inocentes e também não estão presentes os elementos que ensejam a prisão preventiva", disse.
Prisão
Nardoni e Anna Carolina estão presos desde a última quarta-feira (7), quando foi decretada a prisão preventiva do casal. O pai permanece na carceragem do 13º DP (Casa Verde) e Anna, na penitenciária de Tremembé (147 km de São Paulo).
O pedido de liberdade foi protocolado na sexta-feira pelos advogados do casal. Na semana passada, a defesa de Alexandre e de Anna Carolina já havia informado que, caso sofresse derrota na Justiça paulista, recorreria a instâncias superiores.
Leia mais
- Desembargador nega contradição em manter casal Nardoni preso; leia despacho
- Justiça nega pedido e mantém presos pai e madrasta de Isabella
- Mãe de Isabella acha que ciúme pode ter motivado crime
- Defesa leva documento para Nardoni ficar em cela especial
- Presidente do STF critica autoridades sob "holofotes" e prega revisão de lei
- Advogados do casal Nardoni pedem anulação de despacho que prendeu casal
- Avô materno diz estar aliviado após prisões de pai e de madrasta de Isabella
- Hostilizado, pai de Isabella volta a ficar isolado em carceragem
- Madrasta de Isabella deixa DP e é transferida para penitenciária em São Paulo
- Juiz considera casal "sem sensibilidade moral e compaixão humana", leia decisão na íntegra
- Promotor denuncia e pede prisão de pai e de madrasta de Isabella
- Conselho tutelar visita filhos de Nardoni e diz que crianças estão "tranqüilas"
Outro lado
- Avô de Isabella nega ter alterado cena do crime e diz que mãe da menina mentiu
- Casal não deixa apartamento há vários dias, diz advogado
- "Deus é nossa única testemunha", afirmam suspeitos
- "Não julguem para não serem julgados", diz defesa
Livraria
- Criminalista mostra porque as prisões brasileiras falham; leia capítulo
- Livro mostra como se tornar advogado, escolher carreira e conseguir primeiro emprego
- Livros mostram como educar filhos e manter crianças e adolescentes fora de perigo
Especial

