Publicidade

Cotidiano
29/05/2008 - 15h53

Para associação, legistas da família Nardoni são oportunistas

Publicidade

da Folha Online

Duas associações de âmbito nacional, uma ligada a médicos legistas, e outra, de peritos criminais, criticaram a advogada Delma Gama e Narici e o médico George Sanguinetti, contratados pela defesa do casal Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, presos desde o último dia 7 sob a acusação de matarem Isabella, 5, há dois meses.

Em nota publicada em seu site, a ABML (Associação Brasileira de Medicina Legal) afirma que "sempre haverá oportunistas com interesses financeiros ou eleitorais para criticar um laudo". A Associação Brasileira de Criminalística afirmou que a postura de Sanguinetti e Narici prejudica a imagem dos peritos criminais no país.

Na manhã desta quinta-feira estava prevista a visita de Narici e Sanguinetti ao edifício London, na zona norte de São Paulo. Foi da janela do 6º andar de um dos apartamentos do prédio --onde o pai e a madrasta de Isabella moravam-- que a garota foi jogada. A visita foi cancelada por um motivo não revelado pela defesa.

Os dois peritos pagos pela defesa provocaram polêmica ao apresentarem as conclusões que tiraram dos laudos do Instituto do Criminalística. Para eles, as marcas no pescoço de Isabella que a polícia concluiu serem indícios de esganadura, na verdade, são frutos das manobras de ressuscitação. Eles afirmaram ainda que a menina pode ter sido jogada de cabeça para baixo.

Sanguinetti, ao apresentar suas convicções, criticou o trabalho dos peritos da polícia. "Uma perícia inicial de duas horas é uma vergonha. Normalmente o trabalho inicial é mais profundo. Os laudos foram medíocres e não têm valor 'probante'. Não há provas técnicas de que ela [Isabella] tenha sido espancada."

Em retaliação, a presidente da APCESP (Associação dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo), Maria do Rosário Serafim, promete processá-lo por injúria, calúnia e difamação. Procurada hoje, Serafim disse que a queixa-crime contra Sanguinetti deverá ser apresentada na sexta-feira (30). Imagens de entrevistas e recortes de jornais veiculados na imprensa com reproduções das falas do legista serão anexados à queixa-crime.

Oportunismo

Em nota assinada pelo médico Luis Carlos Galvão, presidente ABML, a entidade que congrega médicos legistas de todo país informou que manifesta confiança, lisura e dignidade na atuação dos legistas de São Paulo.

O texto também traz críticas à postura dos profissionais contratados pela defesa.

"Sempre haverá oportunistas com interesses financeiros ou eleitorais para criticar um laudo com hipóteses e achismos sem fundamentos científicos e sem a experiência prática por nunca ter exercido a Medicina Legal Criminal", informa a nota.

De acordo com a entidade, várias mensagem foram enviadas à entidade criticando Sanguinetti e Tenório. Em entrevista concedida na segunda-feira (26) o advogado Marco Polo Levorin disse que as conclusões de Sanguinetti poderão servir para basear um pedido de anulação do processo judicial.

A nota da ABML informa que Sanguinetti não é e nunca foi médico legista em nenhum Estado do país e não possui título para exercer as funções. Além disso, informa que ele nunca realizou exames necroscópico ou de lesões corporais.

Galvão não foi localizado por telefone para comentar o assunto.

O presidente da Associação Brasileira de Criminalística, Márcio Godoy, disse que a postura de Sanguinetti e Narici prejudica a imagem dos profissionais de todo país. "A forma como está sendo tratada a questão denota uma postura no mínimo antiética e prestada unicamente para servir aos interesses da defesa", afirma Godoy.

Ele afirmou que dificilmente juízes que analisam questões da área criminal levam em consideração laudos de terceiros. "Digamos que esses profissionais têm conhecimento teórico e possam até a criticar, mas não fizeram o exame, não farão a contraprova e se elaborarem um parecer técnico não deve se levado em conta pelo juiz na área criminal", disse.

Outro lado

Sanguinetti, Delma e os advogados de defesa do casal foram procurados por telefone para comentar o assunto e não foram localizados.

Leia mais

Livraria da Folha

Especial

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca