Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/06/2008 - 11h53

Capital e Volta Redonda são maiores poluidores do ar no RJ, diz IBGE

Publicidade

da Folha Online

Uma pesquisa inédita realizada pelo IBGE no Rio demonstrou que as indústrias de refino de petróleo, minerais não-metálicos e metalurgia são as que mais poluem o ar; e que enxofre e os chamados particulados finos são os agentes poluidores mais comuns --os dois provocam problemas respiratórios. O estudo foi feito com base em dados de 2003.

De acordo com a pesquisa, os municípios que mais poluem o ar são capital e Volta Redonda.

Conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o maior potencial poluidor de enxofre está na capital, em Duque de Caxias e em Volta Redonda; e de particulados finos, na capital, Volta Redonda e Cantagalo.

Segundo a pesquisa, a capital concentra a emissão de 31% das 83.115 toneladas de enxofre atiradas no ar, por ano, e por 25% das 19.191 toneladas de particulados atiradas no ar, por ano. Já Volta Redonda concentra 13% do enxofre emitido e 21% dos particulados.

Isso foi calculado, segundo os pesquisadores, com base no número de funcionários de cada uma das 21.891 unidades ligadas à indústria de transformação que existiam no Rio, em 2003.

Para o IBGE, a identificação dos principais centros poluidores "pode facilitar o seu monitoramento e controle pelos órgãos ambientais".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página