Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/11/2001 - 19h39

Chuvas fazem a 5ª morte em Minas; ES está em estado de emergência

Publicidade

FERNANDA KRAKOVICS
RANIER BRAGON
da Agência Folha

As chuvas que atingem Minas Gerais causaram na noite de ontem a quinta morte confirmada desde o final de setembro, época de início da temporada de chuvas no Estado.

A morte foi registrada Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, e se refere a um homem que teria tentado reforçar uma encosta, mas acabou sendo soterrado por um deslizamento.

Hoje subiu para oito o número de cidades do Estado que tiveram situação de emergência decretada.

De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil do Estado, 32 cidades foram atingidas de forma mais intensa pelas chuvas. Quase mil pessoas ficaram desabrigadas em Minas Gerais desde setembro.

Espírito Santo
O governador do Espírito Santo, José Ignácio Ferreira (PTN), decretou hoje estado de emergência em todo o Estado devido às fortes chuvas que começaram na última sexta-feira (16). Nove pessoas morreram _algumas vítimas de desabamentos de casas e outras arrastadas pela correnteza. Também há 2.544 desabrigados.

Ignácio sobrevoou o Estado acompanhado do ministro da Integração Nacional, Ney Suassuna (PMDB-PB), e do comandante do Comando Militar do Leste, general Luiz Seldon Muniz.

De acordo com o governador, o Exército vai ajudar na recuperação da BR-101, que tem vários trechos interditados por conta de queda de barrancos e buracos nas pistas.

"Nós cederemos o transporte, e eles trarão pontes pré-fabricadas do Rio de Janeiro para colocar nos trechos obstruídos".

A rodovia está interditada no km 93, km 115 e km 118, entre Linhares e São Mateus. Nesses trechos a estrada foi atingida por barragens que se romperam no município de Sooretama, abrindo crateras na pista.

De acordo com a Defesa Civil, a situação se estabilizou. "Na Grande Vitória a chuva diminuiu. O quadro está mais grave no norte do Estado", afirmou o capitão Nilton César Cardoso.

A previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) é de chuva até sexta-feira. No último sábado, segundo dia de chuva, a precipitação (120,3 mm) foi maior do que nos meses de janeiro (53,5 mm), fevereiro (69,5 mm) e março (82,1 mm).

Cada milímetro de chuva equivale à queda de um litro de água sobre uma superfície plana de um metro quadrado.

Leia mais   sobre as chuvas

Veja o site Tempo da Folha Online-Weather



 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página