Justiça decreta prisão de jovem suspeito de matar em briga de trânsito
PAULO TOLEDO PIZA
Colaboração para a Folha Online
A juíza Juliana Guelti, do TJ (Tribunal de Justiça) de São Paulo, decretou nesta terça-feira a prisão preventiva de Ismael Vieira da Silva, 23, acusado de matar o estudante Alexandre Reyes, 18, em uma briga de trânsito ocorrida no dia 23 de maio, no Jabaquara (zona sul de São Paulo).
O promotor Raul de Godoy Filho havia oferecido conjuntamente a denúncia contra o rapaz e o pedido de prisão preventiva --sua prisão temporária venceria hoje.
A juíza também acatou a denúncia por homicídio qualificado (motivo fútil) e porte ilegal de arma. Juntos, os dois crimes podem gerar uma pena de 15 anos (12 pelo assassinato e 3 pela arma).
Reyes foi morto quando voltava de uma festa num Corsa dirigido por outro rapaz. O Corsa era seguido por um outro carro e duas motos, também com colegas de Reyes. Na avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira, o Corsa teve que frear de repente porque a picape da frente, uma Montana, freou bruscamente em uma lombada.
Não houve choque, mas Silva, que dirigia a Montana, e o motorista do Corsa começaram a discutir. Em meio ao tumulto, Silva pegou a arma e atirou. Embora mirasse no motorista do Corsa, acertou Reyes. Enquanto o estudante era socorrido pelos outros amigos, Silva tentou fugir, perseguido pelo motorista do Corsa.
Na mesma avenida, o amigo de Reyes acabou perdendo controle da direção e batendo o Corsa em um poste. O rapaz foi socorrido e levado para o hospital com o nariz ferido.
No dia 27 de maio, Silva se apresentou à Polícia Civil e confessou o crime, dizendo ter agido em legítima defesa. Na ocasião, Silva foi liberado após prestar depoimento porque não houve flagrante. Em depoimento, ele disse ainda que jogou a arma usada pela janela do carro, logo após o crime. Silva só teve a prisão decretada pois, de acordo com a SSP-SP (Secretaria da Segurança Pública de São Paulo), faltou a procedimentos policiais aos quais havia se comprometido a comparecer.
Leia mais
- "Não dei tiro para matar ninguém", diz rapaz preso após briga de trânsito
- Suspeito de matar estudante no trânsito vai participar de reconstituição em SP
- Suspeito de morte de estudante em briga de trânsito em SP se entrega à polícia
- Polícia reconstitui briga que acabou em morte de estudante em SP
- Justiça decreta prisão de acusado de matar estudante em São Paulo
- Acusado de matar estudante em SP é solto; polícia procura arma
- Suspeito de matar estudante em trânsito se entrega em São Paulo
Livraria da Folha
- Livro mostra como a violência urbana no Brasil afeta seu dia-a-dia e aponta soluções
- Criminalista retrata prisões brasileiras e aponta desinteresse político; leia capítulo
- Livro mostra como se tornar advogado, escolher carreira e conseguir primeiro emprego
Especial


