Publicidade

Cotidiano
12/06/2008 - 16h45

Furtos e roubos de obras de arte expõem fragilidade na segurança de museus no Brasil

Publicidade

da Folha Online

Três criminosos levaram nesta quinta-feira quatro obras da Estação Pinacoteca, no centro de São Paulo. As obras são duas gravuras do espanhol Pablo Picasso (1881-1973), um óleo sobre tela do brasileiro Di Cavalcanti (1897-1976) e um guache sobre cartão do lituano radicado no Brasil Lasar Segall (1891-1957).

No dia 20 de dezembro do ano passado, em uma ação que durou três minutos, criminosos levaram duas das mais importantes obras do acervo do Masp (Museu de Arte de São Paulo) --"Retrato de Suzane Bloch", de Pablo Picasso, e "O Lavrador de Café", de Cândido Portinari.

Reprodução
Ladrões levam obras de Segall e Di Cavalcanti (acima) e de Picasso (abaixo)
Ladrões levam obras de Segall e Di Cavalcanti (acima) e de Picasso (abaixo)

O furto expôs a fragilidade da segurança do museu, que tem um conjunto de obras de arte avaliado em cerca de US$ 1 bilhão. Não havia alarme, sensor ou seguro para as obras. Após a ocorrência, o museu reforçou a segurança do prédio.

Depois de sete dias de investigação, a Polícia Civil chegou aos quadros que estavam em uma casa em Ferraz de Vasconcelos (Grande São Paulo). Foram presos Francisco Laerton Lopes de Lima, 33, Robson de Jesus Jordão, 33, Alexsandro Bezerra da Silva, 31, e Moisés Manuel de Lima Sobrinho, 25, suposto mentor do crime.

No mês de agosto do ano passado, o Museu do Ipiranga sofreu um furto de 900 peças de seu acervo de numismática (moedas e notas em dinheiro). O furto foi o maior já ocorrido com peças do museu desde século 20, segundo sua administração.

As peças foram levadas de um setor fechado, onde o público em geral não tem acesso. Somente pesquisadores e funcionários entram nessas dependências. As áreas onde houve o furto não têm câmeras de vigilância e o autor do crime não deixou pistas.

08.jan.2008 Rubens Cavallari/Folha Imagem
Polícia Civil recupera obras furtadas do Masp, em dezembro do ano passado.
Polícia Civil recupera obras furtadas do Masp, em dezembro do ano passado.

No mês seguinte, a Polícia Civil encontrou 50 das peças roubadas com colecionadores da SNB (Sociedade Numismática Brasileira), com sede no centro da cidade. As moedas e notas encontradas foram vendidas aos colecionadores. Ninguém foi preso.

Rio

Em fevereiro de 2006, cinco homens armados levaram quatro telas do Museu Chácara do Céu, que fica no bairro de Santa Teresa, no Rio.

As obras roubadas foram: "Homme d'une complexion malsaine écountant lê buit de la mer" ou "Les deux balcons", de Salvador Dali, "Lê Jardin du Luxembourg", de Henri Matisse, "La Danse", de Pablo Picasso, e "Marine", de Claude Monet.

Os vigilantes do museu foram rendidos pelos criminosos, além de outras oito pessoas que visitavam o local. O Museu Chácara do Céu é vinculado ao Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e pertence há 23 anos ao Ministério da Cultura.

Em setembro do mesmo ano, o Arquivo Geral da Cidade do Rio, também constatou o furto de obras de Debret. Segundo a prefeitura, 87 pranchas de gravuras do artista foram levadas, além de uma coleção de 227 estudos do pintor Lúcio de Albuquerque.

No último dia 5 a Polícia Federal anunciou que está investigando o sumiço de cinco peças históricas do Mosteiro de São Bento, no centro do Rio.

A mais valiosa é uma imagem em madeira do século 19, representando a Esperança. As demais peças são dois cálices e dois discos de prata usados para colocar a hóstia durante a missa. O roubo provavelmente aconteceu entre 2006 e 2007, durante uma reforma no mosteiro, mas só agora foi notado.

No site do Iphan há uma lista, com fotos, des bens roubados no país. Denúncias podem ser feitas para o endereço eletrônico ouvidoria.6sr@iphan.gov.br.

Comentários dos leitores
Henry Reic Reic (1) 24/06/2008 11h07
Henry Reic Reic (1) 24/06/2008 11h07
Lei de Transito x Álcool
Á lei e inconstitucional, não deveria ser aprovada, mais uma vez o cidadão vai pagar á conta.
Henry.
sem opinião
avalie fechar
Alex aparecido hermini (23) 12/06/2008 18h29
Alex aparecido hermini (23) 12/06/2008 18h29
No furto do Masp ano passado foi publicada nesse mesmo veículo reportagem com título semelhante: Furto de obras expõe fragilidade de segurança.
Enfim, temos um pouco mais do mesmo.
Volto a enfatizar que a Imprensa Nacional é suave demais com certos políticos que administram nosso triste, pegagiado e inseguro Estado de São Paulo.
Estou esperando sair uma matéria sobre o salário que se paga a um policial militar, a um Delegado de Polícia Civil em São Paulo e quanto se paga em outros Estados.
A Imprensa tem uma imensa parcela de responsabilidade nesse descaso.
1 opinião
avalie fechar
Parece que o crime está em plena expansão no Brasil. A cada dia vemos um novo tipo de roubo, inesperado e inédito. O roubo de obras de arte começõu a se expandir. Os seguidores dos exemplos de Steve McQueen e Pierce Brosnan estão aumentando, promovendo o país ao primeiro mundo da sofisticação criminosa. Parece que não é bem nessa promoção que o governo estava pensando! 4 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (70)
Termos e condições
Comentários dos leitores
nelson graubart (1) 13/06/2008 13h55
nelson graubart (1) 13/06/2008 13h55
SAO PAULO / SP
ter sido visto um dia antes não ajuda em nada.
Quero vê-lo um dia depois.
Não entendo os sistemas de segurança de um museu tido como o melhor em segurança.
Ridículo
8 opiniões
avalie fechar
almir inacio da silva (25) 13/06/2008 10h23
almir inacio da silva (25) 13/06/2008 10h23
Meu caro profissional LUIS KAWAGUTI, gostaria de informar-lhe que pela leitura da vossa tão bonita reportagem, vemos algumas "anomalias" juridicas para enfatizar a notícia. Fomos informados por você mesmo que o crime se trata de um furto, e depois você diz que foi roubo e depois por fim, você me diz que um assaltante esteve no local dias atrás. Se foi furto, não foi roubo e se foi assalto não foi furto. Dá para olhar um pouquinho na modalidade culposa para não cometer "furinhos" como estes? 42 opiniões
avalie fechar
porfirio sperandio (351) 13/06/2008 08h51
porfirio sperandio (351) 13/06/2008 08h51
OCULOS E GORRO
Os Caras nao param de assistir Indiana Jones.
Spielberg deveria ser acionado na Justica de Haia por promover esses roubos milionarios. Ora no peru, ora no mexico e recentemente costa rica .
E ainda aplaudimos seus filmes: Ladroes de obra arte - antes vinham com chicote e chapeu, agora usam oculos e um gorro !
127 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (4)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca