Gastronomia e lutas atraem público à Semana Japonesa
DEH OLIVEIRA
colaboração para a Folha Online
As apresentações de artes marciais e a culinária foram um dos principais atrativos para o público no primeiro dia da Semana da Cultura Japonesa, que começou neste sábado, no complexo do Anhembi (zona norte de São Paulo). O evento faz parte das comemorações dos cem anos da imigração japonesa.
As demonstrações de aikido, no Grande Auditório, reuniram um grande público, com apresentações de luta com praticantes de diversas faixas etárias e de ambos os sexos. Mas uma das atrações mais concorridas foi a aula sobre culinária caseira dos imigrantes, do chefe de cozinha Shin Koike. "Apreciamos a comida japonesa, e hoje a gente veio ver se aprende também a fazer", disse Maria Dalva Zangrandi Coppola, 34, que saiu de Guaratinguetá (a 187 km da capital), para participar do evento junto com as irmãs, Aneli,38, e Maria de Lourdes, 46.
Fãs da comida e da cultura japonesas, o casal Jonathan Rivera, 41, e Valéria Scotti, 34, aproveitou o sábado para um passeio no local com as filhas, Rebeca e Naomi, no Anhembi. "Apreciamos os princípios, o respeito que eles têm com os idosos, a gastronomia e as plantas", afirmou Valéria.
Já as descendentes de japoneses Sumiko Yonamine, 74, e Tereza Toma, 60, se emocionaram com apresentações de músicas típicas do Japão, que ocorreram na parte da manhã. "As músicas contam a história da imigração", disse Sumiko.
Durante os dez dias de evento são esperadas cerca de 200 mil pessoas. As atrações são bem variadas, e a entrada é gratuita. Entre os destaques estão o 43º Festival de Músicas Folclóricas, no domingo (15); a apresentação da Orquestra Jazz Sinfônica ao lado dos grupos Mawaca --de música étnica-- e Taiko Shô --de tambores--, na segunda-feira (16), às 20h; e o balé Yuba, quinta-feira (19), às 20h. No encerramento da programação, no domingo (22) haverá um show da cantora Fernanda Takai.
Leia mais
- Semana da Cultura Japonesa começa hoje no Anhembi
- Designer cria Cow Parade de bonecos de toy-art em São Paulo
- Sabrina Sato faz ensaio sensual para homenagear Japão
- Receber príncipe exigiu ajuste de protocolo, diz Cláudia Matarazzo
- Príncipe Naruhito e filha ganham viola e violino brasileiros
- Príncipe Naruhito lamenta não poder viajar com a mulher ao Brasil
Livraria da Folha
- Conheça o Japão e entenda a cultura do país com livros da Publifolha
- Livro com CD ensina japonês e mais cinco línguas em 15 minutos diários
- Veja onde comer um bom sushi, espetinhos e macarrão japonês em São Paulo
- Conheça o bairro da Liberdade com o "Guia Fique em São Paulo"
Especial

