Tenente é um dos militares presos por morte de jovens no Rio, diz polícia
LUISA BELCHIOR
Colaboração para a Folha Online, no Rio
Atualizado às 18h45
Um oficial do Exército está entre os 11 militares acusados de terem entregado jovens do morro da Providência a traficantes do morro da Mineira, ambos no centro do Rio e controlados por facções criminosas rivais. Os militares foram presos nesta manhã pela Polícia Civil, segundo a 4ª Delegacia de Polícia (Central), que investiga o caso, após terem mandados de prisão expedidos pela Justiça.
Além do oficial do Exército, os outros presos são quatro sargentos e seis soldados, de acordo com a 4ª DP. Eles foram presos nesta manhã no quartel do Exército por policiais civis e levados para o 1º Batalhão da Polícia do Exército, na Tijuca (zona norte). A prisão preventiva decretada pela Justiça nesta manhã tem prazo de dez dias.
Os corpos dos três jovens -- David Wilson Florêncio da Silva, 24, Wellington Gonzaga Costa, 19, e Marcos Paulo da Silva, 17-- foram enterrados na tarde desta tarde no cemitério São João Batista, em Botafogo (zona sul). Eles foram encontrados mortos ontem no lixão de Gramacho, em Duque de Caxias, município da Baixada Fluminense.
Os jovens desapareceram no sábado (14), após serem abordados por militares em uma praça do morro da Providência e levados para um quartel do Exército. No sábado, familiares e moradores do morro protestaram ateando fogo em ônibus de vias próximas à Providência.
O Exército ocupa o morro da Providência desde dezembro de 2007 para garantir a segurança de obras do Ministério das Cidades de reforma de fachadas e telhados da favela. O Exército ainda não se manifestou sobre a decisão da Justiça.
Leia mais
- Exército instaura inquérito para apurar morte de jovens no Rio
- Polícia prende 4 supostos milicianos no Rio; ex-PM está entre os detidos
- Polícia prende dois suspeitos de atirar bomba contra delegacia no Rio
- Bomba explode na porta de delegacia no Rio; polícia suspeita de milícia
- EUA detêm dois supostos líderes de milícias xiitas no Iraque
- Chefe de torturadores de jornalistas é policial civil e está foragido, diz delegado
Livraria da Folha
- Conheça o batalhão do Bope: leia trecho do livro que deu origem a "Tropa de Elite"
- Caco Barcellos relata episódios de violência policial no best-seller "Rota 66"
- Livro mostra como a violência urbana no Brasil afeta seu dia-a-dia e aponta soluções
- Criminalista retrata prisões brasileiras e aponta desinteresse político; leia capítulo
Especial

