Lula se diz indignado com envolvimento de militares na morte de jovens
RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou nesta terça-feira o envolvimento de militares na morte de três jovens no Rio de Janeiro, no último sábado. Em encontro como ministro Nelson Jobim (Defesa), Lula demonstrou sua profunda indignação com o fato, de acordo com auxiliares. Segundo interlocutores, o presidente disse ainda estar mais abalado pelo crime ter envolvido militares.
Depois da conversa com Lula, Jobim e o comandante do Exército, Enzo Peri, seguiram em viagem ao Rio. O objetivo de Jobim e Enzo é acompanhar de perto as investigações sobre a ação dos 11 militares acusados de entregar os três jovens do morro da Providência (região central do Rio) aos traficantes do morro da Mineira.
A favela da Mineira é controlada pela facção criminosa ADA (Amigos dos Amigos), rival do CV (Comando Vermelho), que controla o morro da Providência.
Em depoimento ao CML (Comando Militar do Leste), um oficial, um praça e um sargento confirmaram terem levado os jovens até a facção rival do morro da Mineira. Os três foram encontrados mortos no lixão de Gramacho, em Duque de Caxias (Baixada Fluminense).
David Wilson Florêncio da Silva, 24, Wellington Gonzaga Costa, 19, e Marcos Paulo da Silva, 17, foram presos acusados de desacato a autoridade e levados ao quartel do Exército no morro da Providência, mas foram liberados.
Nesta terça-feira, Jobim participou de várias reuniões, além da conversa com o presidente Lula. Antes de viajar para o Rio, o ministro esteve com oficiais no Comando Militar do Planalto e também com o ministro Mangabeira Unger (Assuntos Estratégicos).
No Rio, Jobim e Enzo deverão passar todo o dia. A idéia é promover uma série de conversas com os oficiais do Comando Militar do Leste e averiguar os detalhes sobre a ação militar que resultou na morte dos jovens.
Leia mais
- Lula manda e Jobim viaja para o Rio para acompanhar acusações contra militares
- Exército deve reduzir número de homens e sair do morro da Providência
- Oficial planejou entregar jovens a traficantes rivais, diz polícia do Rio
- Após enterro de jovens, militares e moradores de morro entram em confronto no Rio
- Tenente é um dos militares presos por morte de jovens no Rio, diz polícia
- Exército instaura inquérito para apurar morte de jovens no Rio
- Polícia prende 4 supostos milicianos no Rio; ex-PM está entre os detidos
- Polícia prende dois suspeitos de atirar bomba contra delegacia no Rio
Livraria da Folha
- Livro mostra como a violência urbana no Brasil afeta seu dia-a-dia e aponta soluções
- Guerra urbana do Rio é cenário do livro que originou "Tropa de Elite"
- Entenda como funciona o narcotráfico, do varejo na periferia às multinacionais; leia capítulo
- Caco Barcellos relata episódios de violência policial no best-seller "Rota 66"
- "Abusado" revela a realidade nua e crua do tráfico de drogas em uma favela do Rio de Janeiro
Especial


avalie fechar
avalie fechar
avalie fechar