Publicidade

Cotidiano
18/06/2008 - 10h50

Príncipe herdeiro do Japão cumpre rígida agenda hoje em Brasília

Publicidade

RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

O príncipe herdeiro do Japão, Naruhito, segue uma rígida agenda que começa às 11h e deve terminar às 21h50, nesta quarta-feira, em Brasília. Ele chegou ao país ontem (17), para uma visita de nove dias.

Desde o começo do manhã, a Esplanada dos Ministérios é organizada para receber Naruhito. Há seguranças por todas as áreas, bombeiros que fazem os últimos acertos para a queima de fogos em frente ao Palácio Itamaraty --que acontecerá à noite-- e até o tapete vermelho por onde o herdeiro passará no Congresso já foi estendido.

Às 11h15, Naruhito tem encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva --que também foi submetido a um criterioso protocolo que define a conduta a ser seguida para receber o príncipe, como não apertar sua mão nem olhos nos olhos dele.

O príncipe e Lula lançarão uma moeda comemorativa e de selo comemorativo pelos cem anos de imigração japonesa no Brasil. Também haverá uma solenidade para a entrega da medalha em homenagem à data.

Personalidades da cultura, dos negócios e da política que descendem de japoneses foram convidadas para o dia de recepção ao príncipe. Desde cedo a cineasta Tizuka Yamasaki, diretora de um dos filmes que se tornaram ícones da imigração japonesa --"Gaijin"-- e o presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, estavam no palácio para as cerimônias.

Depois, Naruhito será recebido pelo presidente do Senado --que também é o presidente do Congresso--, Garibaldi Alves (PMDB-RN). Um tapete vermelho foi estendido do lado de fora do prédio para que o príncipe e sua comitiva caminhem sobre ele. No fim da tarde, Naruhito se reúne com representantes da comunidade nikkei na residência do embaixador do Japão.

Às 19h55 está prevista a ida de Naruhito ao Palácio Itamaraty. Cinco minutos depois, em homenagem ao herdeiro japonês, haverá um espetáculo de queima de fogos de artifício --ele assistirá ao show no terceiro andar do prédio.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca