Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/06/2008 - 23h34

Príncipe do Japão quebra protocolo e demonstra simplicidade em visita a Brasília

Publicidade

RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

No pouco tempo em que ficou em Brasília, o príncipe herdeiro do Japão, Naruhito, demonstrou simpatia e simplicidade, nesta quarta-feira. Espontaneamente, ele burlou o rígido protocolo, que vetava apertos de mão, ouviu explicações sobre as afinidades entre brasileiros e japoneses e, sempre que pôde, conversou com imigrantes e descendentes.

Com um sorriso permanente no rosto, sua expressão não mudou nem mesmo quando deixou cair o aparelho tradutor, no Palácio do Planalto, e acabou esbarrando na cabeça do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Na visita ao Congresso, Naruhito encontrou a réplica do Kasatu Maru ---o navio que chegou ao Brasil há cem anos com os primeiros imigrantes japoneses. O príncipe quis saber detalhes e conhecer o artesão Yasuo Yamamura.

O artista contou ter feito o trabalho todo a mão e disse que levou um ano inteiro para concluí-lo. "Mas foi tudo com muito prazer porque eu sou imigrante", disse.

Na rápida passagem pelo Salão Negro do Congresso, Naruhito parou alguns minutos para apreciar várias peças de ikebana que foram colocadas no caminho por onde transitaria. Elogiou, e a cada explicação respondia em um português pausado: "muito obrigado".

Almoço

Apesar da agenda lotada, Naruhito e sua comitiva fizeram uma pausa para um almoço à brasileira e foram a uma das mais requintadas e respeitadas churrascarias de Brasília. Desde cedo, a direção do restaurante preparou as mais variadas carnes para serem servidas. Para o príncipe, foi servido o chamado menu degustação, com vários tipos de carne e cortes.

A carne brasileira sofre restrições no Japão em decorrência da contaminação por febre aftosa. Porém, para alguns negociadores brasileiros, a opinião positiva de Naruhito sobre o churrasco brasileiro poderá reverter as resistências ao produto nacional.

Na casa do embaixador japonês, Naruhito recebeu integrantes da comunidade japonesa. Entre os presentes, o presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, que falou sobre seu trabalho e pediu apoio do governo japonês.

Visita

Naruhito chega a São Paulo nesta quinta-feira (19). No domingo (22) ele passa pelo Paraná e, na segunda-feira (23), por Belo Horizonte e Rio. Na terça-feira (24) ele cumpre agenda no Rio e na quarta (25), embarca de volta para o Japão.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página