Cotidiano
01/07/2008 - 21h05

Governo quer restringir propaganda de alimentos com alto teor de gorduras

LUISA BELCHIOR
Colaboração para a Folha Online, no Rio

O Ministério da Saúde fará consulta pública para decidir sobre a restrição a publicidade de alimentos com quantidades de açúcar, gorduras saturada e trans e sódio consideradas elevadas. O ministro José Gomes Temporão (Saúde) disse nesta terça-feira que as consultas estão sendo preparadas.

Na semana passada, o ministério apresentou pesquisa mostrando que a maioria das propagandas de alimentos na programação da televisão brasileira é de alimentos com quantidades de açúcar, gorduras saturadas e trans e sódio elevadas.

A idéia é fortalecer um programa da pasta de prevenção a doenças como hipertensão, diabetes e doenças coronarianas, cujo tratamento representa 60% dos recursos do SUS (Sistema Único de Saúde), segundo o ministério. Alimentos com alto teor de gorduras, açúcar e sal são fator de risco para essas doenças.

A intenção da consulta, afirma Temporão, é ter uma resposta da população sobre as restrições a esse tipo de propaganda antes de regulamentá-lo. 'Vai ser feita a consulta pública. Vamos ouvir todo mundo para depois poder tomar as decisões', declarou o ministro ontem, no Rio.

Estudo da UnB (Universidade de Brasília) divulgado semana passada pelo ministério, que analisou 128.525 peças publicitárias veiculadas em 3.108 horas de programação televisiva, constatou que 18% de todas as propagandas de alimentos eram dos chamados fast-food, seguidos de guloseimas e sorvetes (17,%), refrigerantes e sucos artificiais (14%), salgadinhos de pacote (13,%) e biscoitos doces e bolos (10%).

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca