Atendimento a vítimas de acidentes de trânsito em SP cai 19% com lei seca
da Folha Online
Um levantamento realizado pela Secretaria Estadual de Saúde em três importantes hospitais localizados na cidade de São Paulo aponta queda de 19% no número de atendimentos prestados às vítimas de acidentes de trânsito na vigência da lei seca.
A chamada Lei Seca, que prevê maior rigor contra o motorista que ingerir bebidas alcoólicas, foi sancionada, no dia 19 de junho. A nova lei torna ilegal dirigir com concentração a partir de dois decigramas de álcool por litro de sangue. A punição para quem descumprir a lei prevê suspensão da carteira de habilitação por um ano, além de multa de R$ 955 e retenção do veículo.
O governo estadual utilizou como base para elaborar as estatísticas dados obtidos junto aos três hospitais, que são referência para tratamento de traumas provocados por acidentes de trânsito --Hospital das Clínicas, localizado na zona oeste; o Hospital Regional Sul, em Santo Amaro (zona sul) ; e o Hospital Estadual do Mandaqui, na zona norte.
Os dados nos três hospitais compararam os atendimentos realizados nas sextas, sábados e domingos dos dois últimos finais de semana de junho; portanto, dias 20, 21 e 22, e dias 27, 28 e 29.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, em dois hospitais houve queda 27% no comparativo dos dois finais de semana. No Hospital das Clínicas passou de 33 para 24 atendimentos e no Hospital Regional Sul passou de 36 para 26.
No hospital responsável pela maioria dos atendimentos, o Mandaqui, houve um pequeno declínio. Passou de 45 para 42, queda de 6% no período.
Em nota, o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, afirma que a informação prestada aos motoristas a respeito da nova legislação podem vir a desestimular a prática de beber antes de dirigir.
Blitze
O cerco da Polícia Militar aos motoristas alcoolizados vai aumentar neste fim de semana -- blitze simultâneas ocorrerão nas regiões central, leste, oeste, sul e norte, segundo a PM. As ações para fiscalização da lei seca ocorrerão principalmente amanhã à noite e na madrugada de domingo, com blitze em 28 pontos e com a participação de cerca de 300 policiais militares no período.
Em declaração dada esta semana o delegado Tabajara Novazzi Pinto, diretor da Academia de Polícia, afirma que a lei seca para motorista é malfeita. Segundo ele, o problema da lei é que o motorista não tem a obrigação de fazer o teste do bafômetro, nem o exame de sangue ou o teste clínico que pode determinar se ele consumiu álcool.
Com informações do Agora e Folha de S.Paulo
Leia mais
- PM prepara megablitz da lei seca a partir de hoje
- Após se envolver em acidente, juiz é pego no teste do bafômetro em Salvador
- Governo não mudará lei seca, diz Ministério da Justiça
- Lei Seca aumenta rigor contra motorista; saiba mais
- VÍDEO: A cada copo de cerveja é preciso esperar uma hora para dirigir; ouça psiquiatra
- Lula admite que medida que proíbe bebida em estradas contraria interesses
- Lei seca é uma das mais rígidas do mundo
- Bafômetro 'flagra' dois bombons de licor
Livraria da Folha
- Caco Barcellos revela os métodos da PM de São Paulo no best-seller "Rota 66"
- Folha Explica o urbanismo em São Paulo e traz dados sobre o trânsito
- Livro de Jairo Bouer explica os riscos do álcool, do cigarro e das drogas
Especial


Não estou querendo incentivar os radicais a debater nem chutar cachorro morto, tem coisas mais veridicas e importantes a comentar e atuais!!!!
Nem comentarei mais aqui, só vou finalizar com um comentario que deixei a um tempo atrás
{2}
Com tantas coisas para se preocupar nesse pais, ainda vejo essa mesma conversa do ano passado quando tentaram lançar essa lei seca (nome carinhoso dado pela nação Brasileira), ou melhor tem gente que ainda tenta. Fico feliz de lembram dos acidentes e da falta de ordem, PELO MENOS como desculpa né...
Deveriam descutir o problema antes de ficarem associando a chamados bode espiatorios,uns e outros, etc. Brasil tem muito mais o o que se preocupar, talvez os acidentes de Transito seriam uma boa sugestão para começarem a fazer algo de verdade. Só não me ofendo porque NÃO BEBO.
A diferença entre essa 'tal de lei seca" e a Segurança???????????????????
Segurança merece atenção, e constante eim!!!!
Finalizando antes do ponto final:
"Quem gosta tanto assim dos Texas, vai morar lá"
avalie fechar
avalie fechar
Quanto a produzir provas, se o individuo nao quiser soprar no bafometro, a autoridade poderia leva-lo ao hospital mais proximo e ter a embriaguez validada por um medico de plantao. Tudo muito simples, por um pais mais seguro. E' so' o que queremos.
PS: Com essa folha corrida muito me admira que esse individuo ainda seja parte da PM. Deveria ter sido demitido ha' muito tempo.
avalie fechar