Cotidiano
05/07/2008 - 18h34

Corpo de Bombeiros aposenta cadelas que atuaram em buscas na tragédia do Metrô

da Folha Online

Após oito anos de serviços prestados ao Corpo de Bombeiros de São Paulo, as cadelas Dara e Anny se aposentam oficialmente neste domingo (6), durante solenidade que marca o dia do bombeiro brasileiro, lembrado na última quarta-feira (2).

O evento ocorre no Parque da Independência, em frente ao museu do Ipiranga, na zona sul de São Paulo. Durante a solenidade serão expostas viaturas e equipamentos utilizados pelos bombeiros.

Luiz Carlos Murauskas/Folha Imagem
Cadelas labradores Dara (preta) e Anny trabalharam no resgate das vítimas do avião da TAM e do desabamento da obra do metrô
Cadelas labradores Dara (preta) e Anny trabalharam no resgate das vítimas do avião da TAM e do desabamento da obra do metrô

As duas ficaram famosas durante os trabalhos de resgate às vítimas de um acidente que abriu uma cratera na futura estação Pinheiros da linha 4-amarela do metrô, ocorrido em janeiro de 2007.

Elas chegaram a ser oficialmente homenageadas pelo governador de São Paulo, José Serra (PSDB), num ato que distribuiu medalhas aos 94 bombeiros e 47 policiais militares envolvidos nas buscas às sete vítimas.

Em julho do mesmo ano, elas foram acionadas para acessar lajes do prédio da TAM Express. Em 17 de julho de 2007 o vôo 3054 realizado por um Airbus-A320 da TAM pousou no aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo), mas não conseguiu parar, atravessou a pista e bateu em um prédio da TAM Express. O choque provocou um incêndio de grandes proporções e 199 pessoas morreram em conseqüência do acidente.

As cadelas foram acionadas para acessar a parte esquerda do complexo, onde estavam concentrados os trabalhos de busca, e onde os bombeiros não conseguiam entrar.

Depois da aposentadoria, as duas irão para a casa dos adestradores.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca