Congonhas vai ampliar pista do Aerolula
da Folha Online
O Ministério da Defesa pediu à Infraero que amplie a pista do aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo) para garantir a segurança dos vôos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de outras autoridades, de acordo com reportagem de Andreza Matais e Fernanda Odilla publicada na edição desta sexta-feira da Folha de S.Paulo (íntegra disponível para assinantes do jornal ou do UOL).
Conforme o texto, uma das propostas, orçada em R$ 4 milhões, é construir uma laje similar à de viadutos que teria capacidade para receber o Aerolula e aeronaves de outras autoridades. A medida é a primeira na área de segurança definida após o acidente com o avião da TAM no ano passado.
Desde o acidente, em 17 de julho de 2007, em Congonhas, o governo não tomou novas medidas de segurança no terminal.
Segundo a reportagem, a avaliação no governo é a de que a área reservada a pousos e decolagens do avião presidencial está próxima à destinada para as demais aeronaves, havendo risco de as asas se chocarem.
Leia mais
- Neblina suspende pousos em Cumbica por quase 5 horas
- Gol não terá que devolver parte dos "slots" de Congonhas, diz Cade
- Lula coloca até avião a serviço de candidatura do Rio para Jogos-2016
- Piloto descreve a investigação e a vida dos sobreviventes de grandes acidentes; leia capítulo
Livraria da Folha
- Livro traz relato de acidente de avião nos Andes
- Guias fotográficos inspiram viajantes por cinco cidades do Brasil
- Guia traz centenas de imagens das atrações do Brasil
- Guia de bolso mostra o que o Rio de Janeiro tem de melhor
Especial

