Policial militar é fuzilado na zona norte de São Paulo
da Folha Online
O policial militar Marcos Marcelino de Oliveira, 29, foi morto após ser atingido por tiros de fuzil por volta das 5h desta sexta-feira no Jardim Guançã, na zona norte de São Paulo. Ninguém foi preso.
Segundo a PM (Polícia Militar), Oliveira e a colega Erika Guisaltbert realizavam patrulhamento pela rua Alfredo Borges Teixeira, com um carro da corporação, quando viram um Fox parado na altura do número 80. Oliveira abordou um homem que estava de pé, próximo ao veículo, e o revistou, sem encontrar armas nem drogas. Na seqüência, ainda de acordo com a PM, dois homens desceram do carro e atiraram contra os policiais.
Oliveira foi atingido nas pernas e nas costas. Guisaltbert não ficou ferida. Oliveira chegou a ser encaminhado ao Hospital Nipo-Brasileiro, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Os três criminosos fugiram.
Mais tarde, um Fox foi encontrado abandonado na altura do número 2.880 da rua Gustavo Adolfo, na Vila Sabrina. No carro, segundo a PM, foram achadas duas armas --uma pistola calibre 9 mm sem numeração e outra pistola registrada em nome de um investigador aposentado da Polícia Civil--; um carregador de fuzil e uma camiseta e um distintivo da Polícia Civil, além de um par de algemas.
Para a PM, embora a arma encontrada estivesse registrada em nome de um policial civil, a participação de policiais civis no crime está descartada. O nome do investigador aposentado que é proprietário da arma não foi divulgado.
Segundo o capitão da PM Marcel Lacerda Soffner, o PM morto estava na corporação havia cerca de dois anos e tinha "uma ficha exemplar". Ele deixa mulher e três filhos.
Rio
Por volta das 6h da manhã de quinta-feira (17), na Fonte da Saudade, área de classe média alta na Lagoa, zona sul do Rio, dois policiais militares foram mortos por criminosos.
Segundo a delegada Bárbara Bueno, da 15ª Delegacia de Polícia (Gávea), os criminosos roubaram duas pistolas e um fuzil dos policiais Joel de Almeida Gomes e cabo Francisco Alves Pereira Júnior
Leia mais
- Criminosos roubaram armas de PMs mortos no Rio; não há suspeitos
- Dois policiais são mortos em área de classe média alta da zona sul do Rio
- Rua interditada após assassinato de PMs prejudica trânsito na zona sul do Rio
Livraria da Folha
- Livro mostra como a violência urbana no Brasil afeta seu dia-a-dia e aponta soluções
- Criminalista retrata prisões brasileiras e aponta desinteresse político; leia capítulo
- Baseado em relatos de policiais, livro que gerou filme retrata a guerra urbana do Rio
- Saiba como o Comando Vermelho tomou conta dos morros do Rio
- "Ruy Castro fala do Rio de Janeiro, violência, política e muito mais em livro de crônicas
Especial

