Publicidade

Cotidiano
23/07/2008 - 08h07

Áreas de SP podem entrar em estado de alerta devido ao tempo seco

Publicidade

da Folha Online

Localidades das áreas noroeste e norte do Estado de São Paulo podem entrar em estado de alerta nesta quarta-feira devido ao tempo seco. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) informa que em alguns pontos o índice de umidade relativa do ar poderá ficar abaixo de 20%.

Em áreas das regiões centro-oeste e norte do Estado de SP o índice deverá ficar abaixo de 30%. O céu permanece sem muitas nuvens na maior parte do Estado, as temperaturas estarão estáveis --ou seja, os índices devem permanecer acima da média para esta época do ano-- e não são esperadas chuvas para hoje.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a umidade relativa do ar considerada adequada para a saúde das pessoas é em torno de 60%. É considerado estado de atenção quando a umidade relativa está entre 20% e 30%. O estado de alerta é considerado quando a umidade fica entre 12% e 20%. Abaixo de 12%, a OMS define como estado de emergência.

Há mais de um mês não chove de forma significativa na cidade, e o tempo seco deverá prevalecer ao menos até quinta-feira (24). Hoje as áreas sul e leste do Estado devem registrar aumento de nuvens, o que poderá melhorar a umidade relativa do ar.

A ausência de chuva e a baixa umidade relativa do ar podem favorecer o surgimento de problemas respiratórios. É necessário adotar cuidados para não ser prejudicado pelos efeitos do clima nessa época.

País

Previsão do Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) para hoje aponta que a frente fria que atinge a região Sul do país deve se propagar pelo oceano e trazer ventos às áreas sudeste e leste do Estado de São Paulo.

Pancadas e chuva devem ocorrer no extremo norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o centro-sul do Paraná. O tempo seco prevalece na faixa compreendida entre o Mato Grosso, Goiás, oeste de Minas, Tocantins e norte de Mato Grosso do Sul.

Áreas do Amazonas, Rio Grande do Norte e Alagoas devem ser atingidas por pancadas de chuva.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca