Publicidade

Cotidiano
02/08/2008 - 13h58

Queda de energia provoca pane em visualização de radares e afeta 4 aeroportos de SP

Publicidade

da Folha Online

Uma queda de energia no SRPV (Serviço Regional de Proteção ao Vôo de São Paulo) impossibilita que controladores vejam nos radares os posicionamentos das aeronaves que devem pousar nos aeroportos de Congonhas (zona sul de São Paulo), Campo de Marte (zona norte de SP), Guarulhos (região metropolitana) e Viracopos (Campinas).

A pane e os conseqüente atrasos e cancelamentos nos pousos e decolagens deve gerar um efeito cascata em outros aeroportos do país.

Segundo a Infraero (estatal que administra os aeroportos no país), os pousos e decolagens foram suspensos por volta das 11h45 em Congonhas. Dez minutos depois, foram retomados os pousos, mas as decolagens não.

A operação é feita de forma visual em Congonhas, ou seja, sem o auxílio de aparelhos.

Em Guarulhos, a partir das 12h14h, apenas os vôos que já estavam em aproximação tiveram liberação para pousar. Os outros foram desviados para o Tom Jobim (Rio). Ao menos cinco vôos foram alternados, segundo informações preliminares.

Segundo a Aeronáutica, equipes já começaram a trabalhar para reparar o problema. Informações preliminares passadas pela Aeronáutica apontam que a pane afetou a casa de força que gera energia e alimenta os equipamentos.

A prioridade foi dada para pousos que se aproximam dos destinos. As decolagens estão sendo retardadas. Ainda segundo a Aeronáutica, a comunicação via rádio está mantida.

O problema no chamado Terminal São Paulo --nomenclatura utilizada pela Aeronáutica para o espaço tridimensional onde estão os quatro aeroportos afetados-- ainda não tem horário exato para ser solucionado.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca