Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/07/2000 - 14h43

Sabesp muda esquema de racionamento em São Paulo a partir da 0h desta terça

Publicidade

daFolha Online, em São Paulo

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) muda a partir da 0h desta terça-feira (11) o esquema de racionamento na região sul da cidade e nos municípios de Cotia, Itapecerica da Serra, Embu e Embu Guaçu.

Cerca de 240 mil pessoas em 35 bairros da região do Jabaquara e 120 mil em 10 bairros da região da Vila Olímpia vão sair do esquema do racionamento, que está em vigor desde o dia 1º de junho para 3,2 milhões de pessoas das zonas sul e sudoeste de São Paulo, em função da estiagem que atinge a represa do Guarapiranga, responsável pelo abastecimento dessas regiões . Nesta segunda-feira (10), o nível dessa represa é de 28,8%.

Os bairros do Jabaquara só vão sair do esquema do racionamento porque a Sabesp concluiu uma obra (a estação elevatória do Cadiriri) que permite a transferência de 600 l/s de água do sistema Cantareira para o reservatório do Jabaquara, que até então era abastecido pelo sistema Guarapiranga.

Para os moradores dos bairros da Vila Olímpia, a saída do racionamento se deve à conclusão das obras no reservatório Vila América, que recebe água do sistema Cantareira. Assim, será possível transferir 300 l/s desse sistema para os moradores da Vila Olímpia.

Se de um lado 360 mil pessoas serão retiradas do esquema de racionamento, cerca de 150 mil pessoas das zonas altas dos bairros do Butantã, Jardim Arpoador e Taboão da Serra vão entrar no esquema de racionamento.

Essas regiões não tinham sido incluídas desde o início do racionamento, em 1º de junho, por estarem localizadas em regiões altas e, assim, terem dificuldade em voltar a receber água.

Mas com a conclusão de novas estações de bombeamento, a pressão da água será mais forte, suficiente para retomar o abastecimento dentros dos prazos médios estabelecidos pela Sabesp. O esquema de racionamento permanece o mesmo: 48 horas com água por 24

Cotia

Em Cotia, Itapecerica da Serra, Embu e Embu Guaçu, 360 mil moradores vão ficar mais horas sem receber água. No novo esquema, essa região entre no esquema 36 por 36 (36 horas com água e 36 sem). A alteração é necessária ,segundo a Sabesp, para que o nível de armazenamento da represa pare de cair ou, pelo menos, se estabilize. Hoje, o nível da represa Pedro Beitch, que abastece a região é de 14,6%.

Desde o dia 11 de abril, o racionamento na região funciona no esquema 40 horas com água e 32 sem.

Leia mais sobre o racionamento de água na Folha Online

Leia mais notícias de cotidiano na Folha Online

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online







 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página