Publicidade

Cotidiano
09/08/2008 - 16h10

Em três horas, SP distribui mais de um milhão de doses de vacina

Publicidade

Colaboração para a Folha Online

A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo registrou, neste sábado, em três horas, das 8h às 11h, mais de um milhão de doses de vacinação contra a rubéola e a paralisia infantil. Foram mais de 900 mil contra a rubéola e mais 300 mil doses contra a poliomielite.

Somente contra a poliomielite o governo pretende imunizar cerca de 3 milhões de crianças menores de cinco anos. A segunda fase da Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil acontece somente neste sábado, até às 17h, em mais de 15 mil postos fixos e volantes à disposição da população.

No caso da rubéola, a campanha vai até 12 de setembro e pretende imunizar 13,5 milhões de paulistas entre 20 e 39 anos.

A secretaria pede que homens e mulheres nessa faixa etária procurem os postos de saúde entre 8h e 17h (exceto finais de semana) para receber uma dose da vacina dupla viral, que protege também contra o sarampo.

Em 2007 foram registrados no Estado de São Paulo 1.659 casos de rubéola, segundo balanço do CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica), órgão ligado à secretaria. Foi o número mais alto desde 2000, quando 2.566 pessoas contraíram a doença. A incidência da rubéola é maior entre os homens, sobretudo na faixa dos 20 aos 29 anos, a qual foi responsável por 50,5% dos casos masculinos em 2007.

A primeira dose contra a rubéola deve ser tomada com 12 meses de vida, com reforço entre 4 e 6 anos de idade. A secretaria também indica a vacinação para qualquer pessoa nascida a partir de 1960 que não tenha recebido nenhuma dose anterior.

Já a vacinação contra a paralisia infantil para as crianças é importante porque, embora a doença esteja erradicada do Estado de São Paulo desde 1988, e do Brasil desde 1989, o vírus transmissor ainda circula no mundo, principalmente na Nigéria, Paquistão, Índia e Afeganistão.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca