Publicidade

Cotidiano
15/08/2008 - 05h28

Blog do Josias: Laudos revelam barbárie nas mortes da Providência

Publicidade

da Folha Online

Os laudos sobre a morte dos três jovens mortos entregues por militares a traficantes rivais no morro da Providência, no Rio de Janeiro, mostram que as vítimas foram brutalmente torturadas, revela o blog do Josias.

O blog conseguiu uma cópia dos laudos, os quais anotam que duas das vítimas morreram por fraturas e hemorragia na cabeça. Os corpos estavam com as mãos amarradas para trás e apresentavam ossos quebrados, fraturas em órgãos e marcas de tortura.

Os corpos foram encontrados no dia seguinte em um lixão em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Wellington Gonzaga Ferreira, 19, David Wilson da Silva, 24, e Marcos Paulo Campos, 17, foram detidos por 11 militares no alto do morro da Providência por desacato e entregues a um grupo ligado à facção criminosa ADA (Amigos dos Amigos), rival ao CV (Comando Vermelho), que controla o tráfico na Providência.

Os militares acusados pelo crime respondem por homicídio triplamente qualificado. Se forem condenados, poderão pegar até 30 anos de prisão.

O Exército começou a ocupar o morro da Providência em dezembro de 2007, mas saiu por ordem da Justiça, depois da morte dos jovens e de denúncias de que os militares estariam exercendo funções de Segurança Pública e abusos de poder.

Segundo o blog, os laudos foram redigidos em 15 de junho e trazem as assinaturas dos legistas: Jefferson José Oliveira da Silva e José Henrique Dias da Silva.

Leia a nota completa no blog do Josias.

Comentários dos leitores
o que que nós contribuintes que trabalhamos 5 meses para pagar impostos mais um dia de contribuiçao sindical imposta, temos a ver com erros de policia,não basta o ziraldo e outros ganharem mais de 100 milhoes por serem perseguidos politicos,eu não lembro disto na epoca eles não saiam da praia de copacabana 2 opiniões
avalie fechar
antonio kalil (1) 15/08/2008 09h35
antonio kalil (1) 15/08/2008 09h35
Sr Joel Cajazeira...tal comentário mostra que o sr. faz questão de representar bem seu sobrenome, pelo menos pela série Bem Amado..das irmãs cajazeiras, que eram hilárias, tal qual seu comentário. Qual crime cometeu o representante do Exército? Todos que possamos imaginar. Desde uma detenção arbitrária, que fizeram. Julgar-se autoridade acima do bem e do mal,pois sentiram-se ofendidos e tinham que dar um castigo nos jovens. Julgamento sumário de que eram bandidos e tinham que ser entregues a algozes ( estes sim bandidos declarados ) para serem executados. Ou será que ele ( tenente ) achou que os carrascos iriam levar os jovens apenas para um passeio. Ligação suspeita dos militares com este bando ( que dizem ser de traficantes ), que parecem manter política da boa vizinhança entre si..... Portanto, motivos não faltam para que um juiz os condene demodo exemplar, para expurgar estas atitudes de nossa sociedade.E que a Aman possa se refazer da vergonha em que foi exposta, por preparar OFICIAIS com este pensamento do tenente que comandou esta operação. E quanto a ensinar táticas de guerra aos bandidos, pela amizade mantida. ele já deveria estar fazendo, pela tranqüilidade em que se moveram pelo morro. Lamentável seu comentário sr Joel. A JUSTIÇA não pode ver quem cometeu o crime, mas sim julgar corretamente quem o praticou. 7 opiniões
avalie fechar
richardson leao (28) 15/08/2008 06h56
richardson leao (28) 15/08/2008 06h56
Isso o exercito brasileiro faz bem... suportou e cometeu tortura no passado e suporta e comete tortura no presente... 4 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (432)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca