Publicidade

Cotidiano
18/08/2008 - 21h30

Após incêndio, Defesa Civil vai interditar teatro Cultura Artística em SP

Publicidade

da Agência Brasil
da Folha Online

A Defesa Civil de São Paulo deve interditar oficialmente o Teatro Cultura Artística, na região central da cidade, nesta terça-feira (19). Segundo a assessoria do órgão, embora o teatro já tenha sido fechado em caráter preventivo devido ao risco de desmoronamento, os administradores do local ainda têm que ser notificados e assinar o auto de interdição. Ainda não há definição sobre o que será feito com o que restou da estrutura do prédio.

Tradicional espaço artístico da cidade, o teatro foi parcialmente destruído por um incêndio na madrugada de domingo (17). Segundo o coronel João dos Santos Souza, do Corpo de Bombeiros, a hipótese de que o fogo tenha sido provocado por um balão ainda não foi descartada.

"Ontem [domingo] pela manhã estivemos aqui e até mesmo alguns repórteres puderam constatar que passavam muitos balões por cima da cidade. Não confirmo se foi isso, mas esta pode ser uma das causas", disse Souza.

Segundo o coronel, o prédio havia passado pela inspeção dos bombeiros. "O prédio está aprovado conforme as regras do Corpo de Bombeiros e tem o auto de vistoria. Eu tenho aqui comigo a cópia [do documento]."

O coronel negou que tenha faltado água durante a ação dos bombeiros, mas confirmou que não foi possível utilizar o hidrante que fica na frente do teatro. Segundo ele, não houve como acoplar a mangueira ao equipamento.

Acionados por volta das 5h de ontem, os bombeiros levaram mais de três horas para controlar as chamas que destruíram a sala Esther Mesquita, de 1.156 lugares. A sala Rubens Sverner ficou completamente alagada. Todo o figurino de duas peças que estavam em cartaz foi destruído. Dois pianos, mesas de som e de luz e outros equipamentos também foram completamente danificados.

O teto desabou enquanto os bombeiros tentavam controlar o fogo. "Foi um absurdo, caiu tudo, tivemos que retirar os bombeiros de dentro do local e começar a fazer o combate externo", disse Souza.

Na fachada do prédio, inaugurado em 1950, permaneceu intacto o mosaico do artista plástico Di Cavalcanti, instalado em um painel de 48 metros de largura por 8 metros de altura.

Programação

Parte das apresentações programadas para o Cultura Artística será remanejada para outros espaços, segundo Gérarld Perret, superintendente da Sociedade de Cultura Artística, entidade responsável pelo teatro. "A programação dos concertos será mantida, iremos encontrar outros espaços para eles. Já as peças, quem decidirá será a direção de cada uma delas", afirmou.

Ele disse que conversou com o ator Marco Nanini, que tinha a peça "O Bem Amado" em cartaz. "Ele me informou que deverá dar a temporada da peça como encerrada." Segundo Perret, o seguro do teatro está avaliado em cerca de R$ 4 milhões.

Perda e luto

O incêndio "matou" duas obras de arte da música: os dois pianos Steinway, que viviam no teatro. O instrumento vale cerca de US$ 130 mil, mas só para trazê-lo de seu berço, a alemã Hamburgo, gastou-se mais de U$ 20 mil.

A diretora artística do complexo, Gioconda Bordon, falou em luto devido à perda da sala principal. Depois do cálculo dos estragos, o próximo passo da diretoria é ver como será feita a retomada das agendas, que estava programada com espetáculos até novembro.

O inquérito que investiga as causas do incêndio é conduzido pelo 4º Distrito Policial (Consolação). Um porteiro do teatro já foi ouvido pela polícia e equipes do Instituto de Criminalística farão perícia no local.

Espetáculos

A notícia se espalhou rapidamente pelo meio artístico, facilitando a transferência do espetáculo da Orquestra Filarmônica de Liège, que se apresentaria no Cultura Artística hoje e amanhã (19). "A orquestra chegou nesta madrugada, tínhamos que dar um jeito."

O evento foi transferido para o Teatro Municipal, na segunda-feira, às 21h, e para a Sala São Paulo, na terça, no mesmo horário. Quem já adquiriu os ingressos, podem apresentá-los na entrada dos teatros.

As apresentações das duas peças teatrais em cartaz no Cultura Artística, "O Bem Amado" e "Toc Toc", de Alexandre Reinecke, foram canceladas. De acordo com a diretora, quem já comprou ingressos para apresentações futuras será ressarcido.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca