Câmara aprova projeto de lei que tipifica como crime organização de milícias
da Agência Câmara
da Folha Online
A Câmara de Deputados aprovou nesta quarta-feira, no Plenário, o projeto de Lei 370/07, do deputado Luiz Couto (PT-PB), que tipifica o crime de extermínio de seres humanos e determina as penas correspondentes. O projeto foi aprovado na forma de substitutivo da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado e segue para o Senado.
Segundo o texto aprovado, as penas para homicídio e lesão corporal serão aumentadas de um terço à metade se o crime for praticado com a intenção de "fazer justiça pelas próprias mãos", satisfazer pretensão própria ou de outrem ou sob o pretexto de oferecer serviços de segurança.
O texto também estabelece reclusão de quatro a oito anos para quem constituir, integrar ou custear organização paramilitar, milícia particular, grupo ou esquadrão destinados à prática de crimes.
Outra medida prevista é a detenção de um a dois anos para quem oferecer ou prometer serviço de segurança sem autorização legal.
Milícia
Ao menos quatro pessoas foram mortas na favela do Barbante, na zona oeste do Rio, desde a noite de terça-feira (19). Há suspeitas de confronto entre traficantes e milicianos pelo controle da favela, atualmente sob controle da milícia Liga da Justiça, segundo a PM (Polícia Militar).
Leia mais
- Quatro morrem em conflito em favela da zona oeste do Rio
- Homem é baleado em operação para achar seqüestradores na Vila Cruzeiro, no Rio
- À CPI delegado diz que traficantes "compram" favelas de milícias no Rio
Livraria da Folha
- Cientista traça perfil social e político da CÂMARA em livro
- Livro mostra como a VIOLÊNCIA urbana no Brasil afeta seu dia-a-dia e aponta soluções
- Veja outros livros sobre VIOLÊNCIA e TRÁFICO DE DROGAS
Especial


