Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/01/2002 - 16h51

Novo secretário de Marta quer adotar subprefeituras antes da eleição

Publicidade

GUTO GONÇALVES
da Folha Online

O novo secretário municipal de Implementação das Subprefeituras, Jilmar Tatto, disse nesta quarta-feira que aguarda aprovação com rapidez do projeto de subprefeitura na Câmara Municipal para adotar a medida já no primeiro semestre deste ano. "Os vereadores terão sensibilidade e aprovarão o projeto da prefeita com urgência", disse.

Tatto definiu três prioridades para o início do trabalho na nova pasta: o combate às enchentes, o fechamento de buracos nas ruas e a preservação de praças e canteiros. "Vamos fazer um mutirão para amenizar os problemas da chuva com um programa emergencial de limpeza de bueiros e de fechamento de buracos. Vou determinar também o corte de todo o mato em áreas públicas", afirmou.

Deputado estadual do PT licenciado, Tatto desistiu de concorrer à reeleição. Ele assume a secretaria em pleno ano eleitoral. A pasta cuida das administrações regionais da cidade e, em gestões passadas, secretários foram acusados de uso da máquina em benefício de candidatos ligados ao prefeito ou a vereadores.

O petista afirma que manterá a política adotada pela prefeita Marta Suplicy de não aceitar ingerência no trato da administração pública, porém que mantém um grande respeito pelo trabalho dos vereadores. ""Vejo como uma coisa legítima a melhoria da cidade requerida por nossos aliados, o que não é legítimo é a administração funcionar como uma moeda de troca de interesses pessoais."

Irmão do vereador Arselino Tatto (PT), Jilmar acredita que manterá o bom relacionamento que teve com o Legislativo enquanto foi secretário do Abastecimento. "As denúncias de superfaturamento na venda do Leve-Leite foram desmentidas, economizei R$ 22 milhões na área, as escolas municipais estão agora com refeições em todos os períodos. O PSDB fez uma oposição inconsistente, voltada apenas para que a administração de Marta não desse certo, eles ficaram isolados", disse.

Procurado pela reportagem, o líder do PSDB na Câmara Municipal, Gilberto Natalini, não foi localizado.
A prefeita Marta Suplicy (PT) decidiu manter a equipe de Tatto na Secretaria do Abastecimento até fevereiro. A secretaria será assumida interinamente por Antônio Carlos Rea, que respondia pela Supervisão Geral de Abastecimento. Ele foi assessor da bancada do PT na Assembléia Legislativa. "Há uma preocupação da prefeita em dar continuidade ao trabalho desenvolvido na pasta", disse Tatto.

O novo secretário elogiou Arlindo Chinaglia, ex-secretário que deixou o posto para tentar a reeleição à Câmara Federal. "A equipe que deixa a secretaria foi heróica, a cidade estava abandonada", disse.

A Folha Online apurou que a saída de Chinaglia já estava acertada desde o final de 2001. Para vereadores e lideranças do PT, o deputado federal conduziu com muita lentidão a implementação das subprefeituras, um dos principais projetos defendidos por Marta na última campanha eleitoral.

Leia mais   sobre a administração em SP

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página