Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/01/2002 - 20h01

PT diz, em nota, que governos estaduais vivem "falência"

Publicidade

da Folha Online

A Executiva Nacional do PT divulgou há pouco nota oficial sobre o sequestro do prefeito de Santo André, Celso Daniel (PT), repudiando a "situação de insegurança e impunidade que reina no país".

De acordo com a nota, a situação é de "falência dos governos" estaduais e "inépcia do aparelho de segurança dos governos estaduais -especialmente em São Paulo".

A nota convoca a sociedade civil para uma "ampla campanha" contra a violência e em favor da paz, que será iniciada amanhã, às 16h, com um ato ecumênico no Paço Municipal de Santo André.

Leia a seguir a íntegra da nota oficial do PT:

"Comunicado à nação

A direção nacional do Partido dos Trabalhadores repudia a situação de insegurança e impunidade que reina no país, que fez de nosso companheiro o prefeito Celso Daniel, de Santo André, mais um refém, entre milhares de brasileiros submetidos todos os dias ao medo, à violência desenfreada, ao descaso das autoridades, à falência de governos enclausurados em seus palácios e insensíveis ao drama de toda uma sociedade.

O sequestro do Celso Daniel é a quinta ação concreta da violência contra políticos do Partido dos Trabalhadores no Estado de São Paulo, incluindo o assassinato em 10 de setembro do Prefeito de Campinas, Antonio da Costa Santos. Não se comprovou nenhuma ligação entre tais ocorrências, o que também não permite que se conclua que ela não existe.

O que se sabe é que cidadãos de todos os níveis, como Washington Olivetto, Eduardo Capobianco, ricos e pobres, políticos ou não, famosos e anônimos, brancos e negros, homens e mulheres, estão sendo vítimas diariamente da maior onda de violência já vista no país em todos os tempos.

E tudo o que se vê por parte dos governantes supostamente responsáveis pelo poder de polícia, em resposta a tal estado de violência, são estatísticas com as quais tentam confundir a opinião pública e esconder a sua inépcia.

O Partido dos Trabalhadores, como um partido genuinamente preocupado com a questão social e engajado historicamente na defesa da sociedade e dos valores de segurança social e paz, diz basta à inépcia do aparelho de segurança dos governos estaduais -especialmente em São Paulo, onde a vida de um ser humano vale cada vez menos.

Conclamamos à sociedade civil paulista e brasileira a deflagrarem uma ampla campanha contra a violência e em defesa da paz. E exigir dos governos novas políticas de segurança pública que ponham fim a esta escalada da violência que atinge nosso povo.

Estamos iniciando este processo com um ato ecumênico no Paço Municipal de Santo André, amanhã, domingo, às 16h.

Santo André, 19 de janeiro de 2002

Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores"

Veja também:

  • Alckmin se reúne com líderes do PT para discutir sequestro

  • Petistas criticam governo Alckmin e pedem contato



  • Leia mais no especial sobre sequestro
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade