Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/01/2002 - 17h41

PT orienta prefeitos e lideranças do partido a aumentar segurança

Publicidade

GUTO GONÇALVES
CAMILO TOSCANO
da Folha Online

A Executiva Nacional do PT orientou prefeitos do partido do interior de São Paulo e lideranças nacionais a reforçarem a segurança. O alerta foi feito de maneira ainda não oficial.

O prefeito de Guarulhos, Elói Pietá (PT), disse nesta terça-feira que recebeu nova ameaça de morte na noite de ontem pelo serviço 190 da Polícia Militar. No domingo, a PM registrou o primeiro telefonema, que dizia que o prefeito seria a próxima vítima de morte.

"Neste momento em que o PT teve dois prefeitos assassinados, nós precisamos deixar claro para a sociedade brasileira que estamos sofrendo ameaças", afirmou Pietá. O prefeito reforçou sua segurança pessoal.

Lideranças petistas, entre elas o deputado federal José Genoíno (PT-SP) e a senadora Heloísa Helena (PT-AL), receberam por e-mails novas ameaças feitas pela Farb (Frente de Ação Revolucionária Brasileira) após a morte de Celso Daniel.

A Farb, que se diz uma organização de extrema-esquerda, enviou cartas com ameaças a 37 prefeitos do PT no ano passado. O grupo já é investigado pela Polícia Federal.

"Tínhamos optado por não divulgar as ameaças para não ser entendido como ato eleitoreiro. Não vejo na Farb nenhuma terminologia da esquerda. Os e-mails que temos recebido são caractertísticos da extrema direita", afirma Helena.

Segundo a senadora, a nova ameaça veio por e-mail no domingo passado. Ela já havia sido ameaçada em novembro, quando diversos prefeitos do partido também receberam cartas de ameaça.

A maior preocupação de petistas não é com a Farb, mas com organizações ligadas ao crime organizado, à corrupção e ao narcotráfico.

Pessoal e pública
A prefeita Marta Suplicy (PT) é acompanhada todos os dias por seis seguranças. O esquema de segurança da petista, mantido desde o início de sua gestão, é feito pela Polícia Militar.

Soldados à paisana se revezam na segurança 24 horas. No carro blindado da prefeita vão o motorista (um PM) e um oficial. O carro oficial é acompanhado por outros dois, com três a quatro PMs. Todo este esquema é uma prerrogativa do cargo.

Segurança pessoal adotada além do que é oferecida pelo poder público deve ser pago por Marta. O carro blindado é pago pela prefeitura. Há cerca de um mês, Marta trocou o carro Ômega utilizado pelo ex-prefeito Celso Pitta por um Passat. Os dois são blindados.

O secretário municipal de Subprefeituras, Jilmar Tatto (PT), também aumentou sua segurança pessoal. "No meu caso, aumentei em razão do cargo que assumi, lido com setores complicados da sociedade", disse.

O presidente da Câmara Municipal, José Eduardo Cardozo (PT), já mantinha segurança pessoal desde o período em que era presidente da CPI da Máfia Municipal. O petista contratou mais um segurança e reforçou sua segurança pessoal.

A prefeito de Ribeirão Preto, Antônio Palocci (PT), anda agora com colete a prova de bala e carro blindado.

Leia mais sobre o assassinato do prefeito de Santo André, Celso Daniel
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade