Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/01/2002 - 20h39

PT inicia campanha nacional contra a violência e pela paz

Publicidade

da Folha de S.Paulo, em Brasília

O PT começa amanhã a campanha nacional "Justiça Social e Paz Contra a Violência". "Vamos organizar manifestações e caminhadas pelo país a fim de mobilizar a sociedade para combater a violência", diz o presidente do PT, o deputado federal José Dirceu (SP).

As manifestações serão feitas em Campinas e em, pelo menos, nove capitais: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Maceió (AL) e Rio Branco (AC). Os eventos deverão acontecer na parte da tarde.

"Não vamos partidarizar nem fazer campanha eleitoral com essas manifestações. Queremos é que a sociedade faça com que o combate à violência entre na agenda nacional para valer e não só como uma reação passageira a um fato lamentável", disse Francisco Campos, secretário de Mobilização do PT nacional.

Segundo Campos, entidades da sociedade civil, como a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), participarão das manifestações.

Campinas foi escolhida para simbolizar o início da campanha porque é a cidade na qual um prefeito do PT foi assassinado quatro meses atrás. Até hoje continua sem solução a morte de Antonio da Costa Santos, o Toninho do PT.

Dirceu e o novo prefeito de Santo André, João Avamileno, participarão de um protesto das 15h às 18h no centro de Campinas. Avamileno substitui Celso Daniel, prefeito morto no domingo passado.

O PT também incentivará as pessoas a irem vestidas de branco para o show de Rita Lee, na sexta-feira de tarde, no parque do Ibirapuera em São Paulo. O show faz parte da comemoração do aniversário da cidade de São Paulo.

No domingo, será feito um ato pela manhã na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro. E, na próxima segunda-feira, acontecerá um novo protesto em São Paulo.

Está marcada para começar às 15h uma manifestação na praça Ramos. Às 18h, dirigentes do PT, como o presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva e a prefeita Marta Suplicy, além de membros da sociedade civil, marcharão até a praça da Sé. Celso Daniel será homenageado no ato.

Segundo Dirceu, apenas a cobrança da sociedade fará com que o Congresso e os governos federal e estadual "lutem de verdade contra o aumento da violência no país inteiro".

Leia mais sobre o assassinato do prefeito de Santo André, Celso Daniel
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade