Publicidade

Cotidiano
22/09/2008 - 09h57

No Dia sem Carro, motorista encontra lentidão em vias de São Paulo

Publicidade

da Folha Online
da Folha de S.Paulo

O motorista encontra trechos de lentidão em algumas das principais ruas e avenidas de São Paulo na manhã desta segunda-feira, Dia Mundial sem Carro.

A cidade é uma das 32 no Brasil que participam do movimento. Em todo o mundo, são 1.776 cidades que aderiram ao evento neste ano.

Por volta das 9h50, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) registrava 40 km de lentidão em São Paulo --4,8% do total de vias monitoradas.

Os maiores trechos de lentidão estavam no sentido marginal da avenida dos Bandeirantes (4 km), no sentido aeroporto das avenidas Santos Dumont, Tiradentes e Prestes Maia (3,9 km), no sentido Interlagos da marginal Pinheiros (2,7 km) e no sentido Santana das avenidas Moreira Guimarães, Rubem Berta e 23 de Maio (2,5 km).

Sem carro

O Dia Mundial sem Carro foi realizado pela primeira vez no dia 22 de setembro de 1997, na França. Essa é a terceira vez que a capital paulista adere à causa, que tenta alertar a população para a necessidade de proteger o meio ambiente, e incentivar a busca de alternativas de transportes como bicicleta, caminhadas e o transporte coletivo.

A realização do evento vai contar com a adesão de 250 entidades e terá eventos de dança, brincadeiras e passeios ciclísticos. A novidade será a Virada Esportiva -- que segue os moldes da Virada Cultural -- e vai promover atividades como academias em ruas e parques nos dias 22 e 23.

A adesão das cidades brasileiras será neste ano -- 32 municípios -- bem inferior a do ano passado, que foi de 61 municípios. Segundo a Ong Rua Viva a razão é a proximidade das eleições. "Muitas prefeituras não participaram com medo de que o TSE [Tribunal Superior Eleitoral] interprete como evento ligado a campanha e dê multa", disse a coordenadora da Rua Viva, Débora Possa.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca