Publicidade

Cotidiano
22/09/2008 - 21h30

Em Dia Mundial Sem Carro, SP tem pico de trânsito superior à média do ano

Publicidade

Colaboração para a Folha Online

A julgar pelo pico de congestionamento registrado em São Paulo nesta segunda-feira, muitos motoristas não aderiram ao Dia Mundial Sem Carro. Pelo menos no período da noite, a proposta de deixar os carros em casa e optar pelo transporte público foi ignorada.

Por volta das 19h, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) registrou 143 km de lentidão, índice acima da média para as noites de segunda-feira registrado neste ano: 125 km. Em 2007, a média ficou em 124 km.

Já no período da manhã houve queda nos índices de lentidão, de acordo com dados da companhia. O pico de congestionamento na cidade ficou em 76 km por volta das 9h, quando a média de 2008 é de 117 km. Em 2007, a média para o período foi de 100 km.

São Paulo é uma das 32 cidades brasileiras que participam do Dia Mundial Sem Carro, evento que surgiu há dez anos na França e se espalhou para outras cidades. Neste ano, 1776 aderiram.

O objetivo dos organizadores é que, ao deixarem o carro em casa e usar o transporte público, as pessoas possam refletir sobre os prejuízos que o excesso de automóveis traz ao meio ambiente e alternativas para a mobilidade urbana.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca