Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/02/2002 - 20h11

Polícia investiga elo de caso Olivetto com outros sequestros e guerrilha

Publicidade

da Folha Online

A polícia investiga a possibilidade de o sequestro do publicitário Washington Olivetto, mantido em cativeiro por 53 dias, em uma casa no bairro do Brooklin, zona sul de São Paulo, possa ter sido planejado e executado com o objetivo de arrecadar fundos para organizações internacionais, possivelmente guerrilhas latino-americanas.

Há, ainda, a suspeita de que o caso tenha ligação com outros três grandes sequestros ocorridos no país, como o do empresário Abílio Diniz, dono da rede Pão de Açúcar, em 1989, que foi organizado por sequestradores estrangeiros.

A nacionalidade dos presos do caso Olivetto - chilenos - faz com que as investigações apontem para grupos daquele país. Porém a suspeita mais forte até o momento seria uma suposta ligação com grupos guerrilheiros da Colômbia, mais precisamente as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) ou o ELP (Exército de Libertação Popular). As Farc já negaram qualquer envolvimento com o caso.

A polícia de São Paulo ainda acredita que os estrangeiros que participaram do sequestro estão no país apenas para praticar crimes.

"Ele vieram ao Brasil apenas para realizar o sequestro", afirmou o delegado Wagner Giudice, do Deic (Departamento de Investigações Criminais).

Parte da quadrilha foi presa na sexta-feira, em uma chácara em Serra Negra.

A polícia localizou o cativeiro do publicitário neste sábado na região do Brooklin, zona sul de São Paulo, após uma vizinha ter ouvido Olivetto bater nas paredes e gritar pedindo socorro.

Seis integrantes da quadrilha foram presos na sexta-feira em uma chácara no município de Serra Negra. Com eles foram encontrados computadores, dólares e uma série de disfarces, como perucas e bigodes postiços.

Eles haviam alugado a chácara por um período de seis meses e, desde então, transformaram o local em uma espécie de "quartel general" de suas operações criminosas. A polícia acredita que outros quatro membros da quadrilha conseguiram escapar.

A polícia também confirmou que o publicitário Washington Olivetto sofreu maus-tratos no cativeiro. "Foram brutos com ele, mas não posso dizer que foi uma violência sistemática, constante, uma tortura física. A violência emocional é muito pior nesses casos."

Os seis sequestradores chilenos presos na sexta-feira pela polícia serão apresentados para a imprensa às 14h desta segunda-feira.

Leia mais:
  • Cativeiro de Olivetto tinha 3 metros quadrados e falta de ar

  • Estrangeiros deram a pista sobre o cativeiro de Olivetto
  • Olivetto está abalado emocionalmente, diz delegado

  • Sequestro de Abilio Diniz também teve participação de estrangeiros

  • Sequestro de Washinton Olivetto acaba em São Paulo

  • Colete da PF usado por sequestradores 'desarmou' Olivetto

  • Saiba mais sobre o publicitário Washington Olivetto

  • Família de Olivetto não pagou resgate, diz polícia

  • Veja as principais campanhas de Washington Olivetto

  • Em um ano, casos de sequestro mais que dobraram em SP



  • Saiba tudo no especial sobre o sequestro de Washington Olivetto





     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página