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08/02/2002 - 06h07

Globo ameaça vetar desfile da Mocidade

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DANIEL CASTRO
colunista da Folha

ALENCAR IZIDORO
da Folha de S.Paulo

A TV Globo não irá transmitir a apresentação da Mocidade Alegre caso a escola de samba paulistana coloque na avenida, na madrugada de hoje para amanhã, carros alegóricos e fantasias com merchandising da Nestlé.

A Nestlé diz que investiu R$ 500 mil em patrocínio à escola, cujo enredo será "Do Néctar dos Deuses ao Alimento dos Homens e Feras: Deleite-se ao Sabor do Leite". Terá, em troca, duas alas e dois carros alegóricos alusivos a seus produtos, principalmente as marcas Leite Ninho e Leite Moça, nas quais prometem desfilar os atores Luciano Szafir e Nívea Stelmann, da novela "O Clone".

A ameaça inédita da Globo tem por base um contrato assinado com a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, válido até 2014, que proíbe a exibição de propaganda dentro dos desfiles. A TV paga mais de R$ 1 milhão por ano à entidade em troca da transmissão integral do Carnaval paulistano.

O ex-presidente da Liga Sidnei Carrioulo, da escola Águia de Ouro, contou que, até 2001, a Globo "tolerava" as propagandas na apresentação das escolas. "Só não podia ser muito descarado, mas, uma coisinha aqui, outra ali, todo mundo fazia", afirmou.

Segundo ele, a Globo procurou a Liga no mês passado para endurecer as regras contra merchandising. Ela ameaçava romper os contratos de transmissão se não houvesse mudanças.

A avaliação da rede era que algumas empresas deixavam de anunciar na TV para fazer merchandising. Dessa forma, tinham uma exposição maior ao público e gastavam menos.

O artigo 41 do regulamento do Carnaval foi alterado por causa dessas pressões, incluindo a perda de três pontos para a escola que fizer propaganda nas fantasias, adereços e carros alegóricos. "Ficou definido que seria tolerância zero. Nem mesmo camisetas dos empurradores dos carros e instrumentos das baterias poderão expor a marca", disse Carrioulo.

Na época, a Globo e a Liga acertaram que só seria tolerado merchandising se envolvesse algum patrocinador oficial do Carnaval de São Paulo. Por exemplo, a Kaiser. A multa prevista em caso de descumprimento do acordo, segundo Carrioulo, ultrapassa a casa dos R$ 20 milhões.

Em comunicado oficial, a assessoria de imprensa da Nestlé afirmou ontem que a "ação de patrocínio, desde seu início, não previa a exibição de logomarcas da empresa ou de qualquer um de seus produtos na avenida".

Uma das alas apresentada nos ensaios dos barracões, porém, exibia fantasias com reprodução das latas de Leite Ninho. Desde anteontem, funcionários da escola de samba correm para substituir "Leite Ninho" por "Leite em Pó". As fantasias/embalagens, no entanto, terão as mesmas cores e características do produto da Nestlé, permitindo a identificação da marca pelo público.

A Globo deverá manter o veto à transmissão do desfile da Mocidade Alegre mesmo com as mudanças nas fantasias e carros alegóricos. A Nestlé é um dos maiores anunciantes da emissora, mas, no final do ano passado, associou suas marcas ao apresentador Gugu Liberato, do SBT.

Horário
Segundo a assessoria de imprensa da Globo, a emissora recebeu um comunicado do presidente da Liga, Robson de Oliveira, recomendando a não-transmissão do desfile da Mocidade Alegre devido ao patrocínio da Nestlé.

Ainda de acordo com a Globo, a Liga pode mudar o horário do desfile da escola, que seria às 4h20, para as 5h30. Com a mudança, a Mocidade pode ser a última agremiação a entrar no Sambódromo, permitindo à Globo interromper a transmissão do Carnaval sem abrir um "buraco" em sua grade de programação.

A assessoria de imprensa da Liga informou ontem que a mudança na ordem dos desfiles ainda não havia sido definida. A entidade tenta fazer um acordo porque as novas regras só foram definidas com a Globo em janeiro, às vésperas do Carnaval.

A presidente da Mocidade, Elaine Cristina Bichara, informou que não se pronunciaria sobre o tema.


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