Publicidade

Cotidiano
20/10/2008 - 20h29

Secretário de Justiça de SP elogia família de Eloá por doação de órgãos

Publicidade

DEH OLIVEIRA
Colaboração para a Folha Online

O secretário de Justiça de São Paulo, Luiz Antonio Marrey, elogiou a decisão da família de Eloá Cristina Pimentel, 15, em doar os órgãos da garota. "É hora de homenagear a generosidade da família, que num momento de dor, de luto, concordou na doação de órgãos a diversas pessoas nas quais Eloá viverá", disse o secretário durante o velório da garota.

Além de Marrey, também compareceu na noite desta segunda-feira ao cemitério Jardim Santo André, em Santo André --onde Eloá é velada--, a secretária da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro. Ambos os secretários representaram o governador de São Paulo, José Serra, e manifestaram apoio à família da garota.

Eloá foi rendida por seu ex-namorado Lindemberg Fernandes Alves, 22, no dia 13 de outubro e, após passar cem horas refém em um apartamento no Jardim Santo André, em Santo André (Grande São Paulo), foi baleada na cabeça. Ela teve morte cerebral confirmada na noite de sábado (18).

Robson Ventura/Folha Imagem
Pessoas formam fila no cemitério Jardim Santo André, onde ocorre o velório do corpo da menina Eloá, 15, na Grande São Paulo
Pessoas formam fila no cemitério Jardim Santo André, onde ocorre o velório do corpo da menina Eloá, 15, na Grande São Paulo

"O Estado apoiará a família no que for necessário", disse Marrey. Quanto a uma possível indenização, ele disse que não acha "adequado adiantar isso". O secretário preferiu não comentar a atuação da PM (Polícia Militar) no caso. "Toda essa situação será apurada. Todo mundo sabe que era uma situação crítica. Tem que ser analisada por quem entende de atendimento em situação crítica."

Segundo a secretária da Educação, os colegas de escola da garota também terão amparo do Estado. Segundo ela, já está sendo feito um trabalho com a escola para que os colegas de Eloá recebam apoio. "Do ponto de vista psicológico, os alunos terão todo apoio", disse Castro.

Crime

Eloá foi rendida por Lindemberg Fernandes Alves na segunda-feira da semana passada. Ele estava inconformado com o fim do namoro de três anos e rendeu também três amigos da adolescente --dois garotos libertados no mesmo dia e a amiga Nayara, que, após passar 33 horas em cárcere privado, voltou ao apartamento na quinta-feira (16) por exigência do rapaz.

Arquivo pessoal
Eloá Cristina Pimentel, 15, que foi baleada na cabeça após ficar cem horas rendida pelo ex-namorado em Santo André, na Grande SP
Eloá Cristina Pimentel, 15, que foi baleada na cabeça após ficar cem horas rendida pelo ex-namorado em Santo André, na Grande SP

A Polícia Militar afirma que decidiu invadir o apartamento na noite de sexta após o rapaz atirar. Segundo a Polícia Civil, ele responderá pela morte de Eloá e duas tentativas de homicídio --contra Nayara e um policial--, além de cárcere privado e periclitação de vida (por colocar a vida de pessoas em risco).

Eloá foi baleada na cabeça e teve morte cerebral confirmada na noite de sábado. A família autorizou a doação dos órgãos e, na madrugada desta segunda, foram retirados coração, pulmão, fígado, rins, pâncreas e córneas.

Nayara, baleada no rosto, passa bem, mas permanece internada no hospital municipal de Santo André. Ela receberá alta médica na próxima quarta-feira (22).

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca