Corpo de Eloá será enterrado na manhã desta terça no cemitério do Jardim Santo André
Colaboração para a Folha Online
O enterro do corpo da adolescente Eloá Cristina Pimentel, está programado para as 9h desta terça-feira no cemitério Jardim Santo André, em Santo André (Grande São Paulo). O velório da garota, no mesmo local, começou por volta das 16h50 desta segunda-feira e ficará aberto à visitação durante toda a madrugada de terça. Segundo estimativa da Polícia Militar, até por volta das 23h desta segunda, mais de 12 mil pessoas haviam passado pelo velório.
| Arquivo pessoal |
![]() |
| Eloá Cristina Pimentel, 15, que foi baleada na cabeça após ficar cem horas rendida pelo ex-namorado em Santo André, na Grande SP |
Durante o dia, amigos e grupos de adolescentes levaram cartazes e faixas com mensagens sobre a garota, que foi baleada na cabeça na sexta-feira pelo ex-namorado, Lindemberg Fernandes Alves, 22, que a manteve refém por mais de cem horas no apartamento onde a adolescente morava, em um conjunto habitacional no Jardim Santo André, em Santo André (Grande São Paulo).
A família de Eloá autorizou a doação de seus órgãos. Uma mulher de 39 anos foi a primeira beneficiada, e recebeu o coração da adolescente. Segundo o Hospital da Beneficência Portuguesa, a paciente aguardava um coração há um ano e meio, quando recebeu o diagnóstico de que o transplante era a única solução para resolver um problema de cardiopatia congênita.
Uma jovem de 18 anos recebeu nesta segunda-feira os pulmões. A cirurgia durou 11 horas e terminou por volta das 13h, de acordo com o Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas).
De acordo com o hospital, a garota estava na fila do transplantes havia dois anos, vítima de fibrose cística --uma doença congênita que compromete progressivamente a função respiratória. Após o transplante, a jovem foi levada para recuperação na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e tem quadro clínico estável.
Um homem de 25 anos, de Guarulhos, recebeu o pâncreas e o rim de Eloá. Ele passou por uma cirurgia de aproximadamente sete horas no Hospital Beneficência Portuguesa. Segundo o hospital, o paciente sofria de diabetes crônica e insuficiência renal. Ele estava na lista de espera por um órgão havia quatro anos e foi beneficiado porque as três primeiras pessoas da lista não eram compatíveis com os órgãos doados.
Ex-namorado
Lindemberg Fernandes Alves, 22, preso desde a sexta-feira (18) após o fim do cárcere privado de Eloá Cristina Pimentel, 15, foi transferido na tarde desta segunda-feira para a penitenciária 2 de Tremembé (147 km de SP).
O rapaz estava no CDP (Centro de Detenção Provisória) 2 de Pinheiros, zona oeste de São Paulo. Ele saiu da unidade às 17h45 e chegou em Tremembé por volta das 20h10, de acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária. A unidade é a mesma onde está preso Alexandre Nardoni, 29, acusado de matar e jogar a filha Isabella, 5.
Alves manteve por mais de cem horas sua ex-namorada Eloá e a amiga Nayara, também de 15 anos. Ele estava inconformado com o fim do namoro de três anos com a garota.
No desfecho do caso, Eloá foi baleada na cabeça e na virilha e a amiga foi atingida por um tiro na boca. Todos os disparos foram feitos por Alves, segundo a polícia. Ela teve morte cerebral confirmada na noite de sábado (18).
Ação
A Polícia Militar afirma que decidiu invadir o apartamento na noite de sexta após o rapaz atirar. Segundo a Polícia Civil, ele responderá pela morte de Eloá e duas tentativas de homicídio --contra Nayara e um policial--, além de cárcere privado e periclitação de vida (por colocar a vida de pessoas em risco).
Eloá foi baleada na cabeça e teve morte cerebral confirmada na noite de sábado. A família autorizou a doação dos órgãos e, na madrugada desta segunda, foram retirados coração, pulmão, fígado, rins, pâncreas e córneas.
Nayara, baleada no rosto, passa bem, mas permanece internada no hospital municipal de Santo André. Ela receberá alta médica na próxima quarta-feira (22).
Leia mais
- Rapaz que manteve Eloá refém admite em entrevista que atirou na ex-namorada
- Lindemberg é transferido para Tremembé (SP), presídio onde está Alexandre Nardoni
- Secretário de Justiça de SP elogia família de Eloá por doação de órgãos
- Piratas virtuais utilizam morte de Eloá para espalhar vírus por e-mail
- Velório de Eloá atrai pessoas de bairros distantes de SP; PM contabiliza 5.000 visitantes
Especial


