Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/10/2008 - 06h30

Dez mil pessoas devem acompanhar enterro de Eloá em Santo André

Publicidade

da Folha Online

O enterro do corpo da adolescente Eloá Cristina Pimentel, previsto para as 9h desta terça-feira no cemitério Jardim Santo André, em Santo André (Grande São Paulo), deve reunir cerca de dez mil pessoas, segundo a administração do cemitério e a Guarda Municipal. O velório da garota, no mesmo local, começou por volta das 16h50 desta segunda-feira e ficou aberto à visitação durante toda a madrugada de terça. Segundo estimativa do cemitério, até por volta das 7h30 de hoje, cerca de 27 mil pessoas haviam passado pelo velório.

Arquivo pessoal
Eloá Cristina Pimentel
Eloá Cristina Pimentel, 15, que foi baleada na cabeça após ficar cem horas rendida pelo ex-namorado em Santo André, na Grande SP

Durante o dia de ontem, amigos e grupos de adolescentes levaram cartazes e faixas com mensagens sobre a garota, que foi baleada na cabeça na sexta-feira pelo ex-namorado, Lindemberg Fernandes Alves, 22, que a manteve refém por mais de cem horas no apartamento onde a adolescente morava, em um conjunto habitacional no Jardim Santo André, em Santo André (Grande São Paulo).

A família de Eloá autorizou a doação de seus órgãos. Uma mulher de 39 anos foi a primeira beneficiada, e recebeu o coração da adolescente. Segundo o Hospital da Beneficência Portuguesa, a paciente aguardava um coração há um ano e meio, quando recebeu o diagnóstico de que o transplante era a única solução para resolver um problema de cardiopatia congênita.

Uma jovem de 18 anos recebeu nesta segunda-feira os pulmões. A cirurgia durou 11 horas e terminou por volta das 13h, de acordo com o Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas).

De acordo com o hospital, a garota estava na fila do transplantes havia dois anos, vítima de fibrose cística --uma doença congênita que compromete progressivamente a função respiratória. Após o transplante, a jovem foi levada para recuperação na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e tem quadro clínico estável.

Um homem de 25 anos, de Guarulhos, recebeu o pâncreas e o rim de Eloá. Ele passou por uma cirurgia de aproximadamente sete horas no Hospital Beneficência Portuguesa. Segundo o hospital, o paciente sofria de diabetes crônica e insuficiência renal. Ele estava na lista de espera por um órgão havia quatro anos e foi beneficiado porque as três primeiras pessoas da lista não eram compatíveis com os órgãos doados.

Ex-namorado

Lindemberg Fernandes Alves, 22, preso desde a sexta-feira (18) após o fim do cárcere privado de Eloá Cristina Pimentel, 15, foi transferido na tarde de ontem para a penitenciária 2 de Tremembé (147 km de SP).

O rapaz estava no CDP (Centro de Detenção Provisória) 2 de Pinheiros, zona oeste de São Paulo. Ele saiu da unidade às 17h45 e chegou em Tremembé por volta das 20h10, de acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária. A unidade é a mesma onde está preso Alexandre Nardoni, 29, acusado de matar e jogar a filha Isabella, 5.

Alves manteve por mais de cem horas sua ex-namorada Eloá e a amiga Nayara, também de 15 anos. Ele estava inconformado com o fim do namoro de três anos com a garota.

No desfecho do caso, Eloá foi baleada na cabeça e na virilha e a amiga foi atingida por um tiro na boca. Todos os disparos foram feitos por Alves, segundo a polícia. Ela teve morte cerebral confirmada na noite de sábado (18).

Ação

A Polícia Militar afirma que decidiu invadir o apartamento na noite de sexta após o rapaz atirar. Segundo a Polícia Civil, ele responderá pela morte de Eloá e duas tentativas de homicídio --contra Nayara e um policial--, além de cárcere privado e periclitação de vida (por colocar a vida de pessoas em risco).

Eloá foi baleada na cabeça e teve morte cerebral confirmada na noite de sábado. A família autorizou a doação dos órgãos e, na madrugada desta segunda, foram retirados coração, pulmão, fígado, rins, pâncreas e córneas.

Nayara, baleada no rosto, passa bem, mas permanece internada no hospital municipal de Santo André. Ela receberá alta médica na próxima quarta-feira (22).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página