Nayara nega ter ouvido tiro antes de a PM invadir apartamento, diz polícia
da Folha Online
Atualizado às 22h36.
A menina Nayara Rodrigues,15, afirmou nesta quarta-feira, em depoimento à Polícia Civil, que não ouviu Lindemberg Alves, 22, atirar momentos antes de a Polícia Militar invadir o apartamento onde ela e a amiga, Eloá Cristina Pimentel, foram mantidas reféns, em Santo André (Grande São Paulo). De acordo com a polícia, a menina disse que Lindemberg disparou um tiro para o alto por volta das 15h ou das 16h, horas antes de a polícia entrar no local.
Três vizinhos do apartamento, no entanto, em depoimento prestado na terça (20), disseram à Polícia Civil ter ouvido tiros pouco antes da explosão ocorrida quando policiais do Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais) invadiram o imóvel.
Nayara é considerada a principal testemunha do crime. Ela, porém, não soube precisar quem disparou o primeiro tiro após a invasão --se a Polícia Militar ou Lindemberg. A garota afirmou que tentou se proteger com um edredom quando a PM explodiu a porta para entrar no apartamento.
| 17.out.2008/Folha Imagem |
![]() |
| Lindemberg Fernandes Alves, 22, é preso após PM invadir apartamento; ele manteve a ex-namorada refém por cem horas |
Na noite desta quarta, após a divulgação do teor do depoimento de Nayara, o coronel Eduardo Félix, comandante do Batalhão de Choque --responsável pelo Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais)--, reiterou que os policiais invadiram o imóvel após Lindemberg atirar. "Ela [Nayara] estava como vítima em um local de crise. Pode estar confusa", afirmou o coronel sobre o depoimento da adolescente.
Para atestar a versão, a PM divulgou uma imagem gravada pela corporação na qual uma vizinha do prédio afirma ter ouvido um estampido antes da invasão. A testemunha mora no quarto andar do bloco 20 --o caso ocorreu no bloco 24.
No último sábado (18), o coronel defendeu a atuação da equipe do Gate e atribuiu a Lindemberg a decisão da PM de entrar no imóvel. "O que provocou a invasão foi o próprio agressor. O Gate não atirou. Fizemos de tudo para preservar a vida dos três", afirmou na ocasião.
O desfecho do caso ocorreu por volta das 18h10 de sexta-feira (17). Nayara foi ferida por um tiro no rosto. Eloá, 15, foi baleada na cabeça após passar cem horas refém do ex-namorado e não resistiu aos ferimentos.
Retorno ao cativeiro
Nayara prestou depoimento no hospital municipal de Santo André, após receber alta médica. De acordo com a polícia, a menina afirmou que a mãe não havia autorizado seu retorno ao cativeiro. Ela tinha, apenas, autorização para ir ao local e auxiliar as negociações por telefone.
À polícia, ela disse que viu a amiga com uma arma apontada para a cabeça, ao se aproximar da porta para falar com Lindemberg. O retorno ao cativeiro foi criticado por especialistas.
No depoimento desta quarta, a adolescente estava acompanhada pelo advogado da família, pelo Conselho Tutelar e por psicólogos e psiquiatras --que poderiam interferir, caso fosse necessário. O promotor Antonio Nobre Folgado também estava no local.
Recuperação
Nayara teve alta médica nesta quarta-feira. Antes, ela passou por um novo procedimento ortodôntico, para substituir o aparelho que havia sido colocado na última sexta para dar sustentabilidade dos dentes.
Na manhã desta quarta, o advogado Angelo Carbone Sobrinho, contratado pela família da adolescente, afirmou ainda que entrará com uma ação pedindo indenização de R$ 2 milhões do governo estadual.
DEH OLIVEIRA e CAROLINA FARIAS, da Folha Online. Colaborou LÍVIA MARRA, editora de Cotidiano da Folha Online
Leia mais
- Em depoimento, Nayara diz que entrou no apartamento ao ver amiga sob ameaça de arma
- Nayara recebe aparelho para sustentação dos dentes; alta está marcada para hoje
- Pai de Eloá ficará foragido até que processo seja estudado, afirma defesa
- Pai de Eloá é suspeito de participar de assassinato em Alagoas, diz Polícia Civil
- Nayara passa por procedimento ortodôntico e recebe alta médica nesta quarta
- Lidemberg diz em entrevista na TV que Eloá pediu para Nayara voltar ao cativeiro
- Para psiquiatra, Lindemberg teve o final esperado em sua "fantasia": matou e foi para a morte
- Nayara pede visita do jogador Pato e ganha camisa do Milan
Especial



avalie fechar
avalie fechar
Tb não sei os motivos que leveram o pai de Eloa a mudar de nome, de cidade... esquecendo apenas de mudar de rosto !
As noticias sobre esse caso está bem feita. Meus parabens !
Agora... é claro que o pai de Eloa está em perigo...
Cá entre nós... se eu fosse ele nem advogado colocaria no caso... Ninguém... nem mesmo os melhores do Brasil conseguiriam proteger a vida dele... nem os irmãos saberiam meu paradeiro...
No meu ver... ele só tem duas opções... Ou se entregar e sujeitar-se a torturas até a morte ou então... fazer uma reforma no rosto e, como de costume, usar um nome falso em outro estado qualquer ! Quem sabe isso ele já fez hein !!!
Ele pode ter se a rependido de tudo, mas um dia vai pagar... Se bem que acredito que ele já pagou com a morte de sua filha de apenas 15 anos !
avalie fechar