Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/02/2002 - 14h52

Carnaval em Salvador teve emoção em grandes encontros

Publicidade

MARCELO BARTOLOMEI
enviado especial a Salvador

O Carnaval que homenageou a África em Salvador teve muita emoção em grandes encontros promovidos na avenida. Cantores brasileiros, portugueses e africanos, dança afro e os blocos afros baianos fizeram uma festa que vai entrar para a história.

Durante sete dias, 2 milhões de pessoas passaram diariamente pelas ruas, entre os quatro circuitos de festa (Campo Grande-Avenida, Barra-Ondina, centro histórico e Pelourinho).

A passagem do Ilê Ayiê puxado por Daniela Mercury foi o desfile mais marcante do Carnaváfrica. Outras homenagens, como o trio Carnaváfica e a participação de músicos angolanos e senegalenses, deram oportunidade de conhecer um pouco da cultura africana.

Não faltaram despedidas, homenagens e alegrias. Cássia Eller foi homenageada por quase todos os trios, que tornaram "Malandragem" um dos "hits" do Carnaval baiano.

A cantora Emanuelle, da Banda Eva, está entre uma das artistas que vai deixar o grupo. Outros, como Cumpadre Washington, do É o Tchan!, aproveitaram o Carnaval para se despedir de seus grupos.

Com a top Gisele Bündchen em cima do trio elétrico, depois da alegria de receber a maior modelo do mundo no Carnaval, o grupo Chiclete com Banana também protagonizou um momento emocionante no último dia de Carnaval, com o bloco "Camaleão".

Bell Marques, o vocalista do grupo, se emocionou, chorou e não conseguiu cantar ao ver o ex-guitarrista do Chiclete, Jonne, que está afastado há sete meses devido a uma doença degenerativa, uma síndrome cerebelar que afeta sua capacidade motora e o impede de seguir com a banda.

Gilberto Gil também promoveu grandes encontros. No primeiro dia que saiu na avenida, sem cordas, cantou com Toni Garrido, Gabriel, o Pensador, Davi Moraes e Margareth Menezes. No domingo passado, levou a filha Preta Gil para o trio, além de Garrido e Elba Ramalho.

No último dia de Carnaval, Preta subiu novamente ao trio e Ivete Sangalo e Tatau, do Araketu, se juntaram a Gilberto Gil, que voltou no final da madrugada ao Farol da Barra para o encontro de trios elétricos, onde cantou com Daniela Mercury, Gil (Banda Beijo), Luciana Mello e Armandinho.

Entre os encontros, o Carnaval também teve Carlinhos Brown e Caetano Veloso, Ivete Sangalo e Gilberto Gil no bloco "Coruja", Brown e Margareth Menezes, entre outros.

Leia mais notícias sobre o Carnaval
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página