Feriado tem programações especiais nos museus de SP
Colaboração para a Folha Online
O município de São Paulo aderiu nesta quinta-feira ao feriado pelo Dia da Consciência Negra. Atrações especiais acontecem por toda a cidade para a comemoração.
O Museu do Futebol programou uma visita especial para o feriado com foco na história de aceitação dos negros, mulatos e mestiços no esporte. No Museu Afro Brasil, duas novas exposições têm início neste 20 de novembro, além de ter programada a apresentação de vídeos e performances culturais para comemorar a data.
Outra opção é a apresentação Dança dos Ritos de dança prevista para acontecer no Museu da Casa Brasileira, que terá a presença de Carlinhos Antunes Quinteto e o grupo peruano Chocolate Riveros y Los Cajones. Também deve acontecer a exibição do documentário "Sete Dias em Burkina", que aborda os festivais de dança neste país africano.
No Instituto da Mulher Negra será transmitido o filme "Fhiladelphia - Orixá: Yomonja" abordando o tema do racismo.
Música
No centro da cidade, será montado um palco na praça da Sé para as apresentações musicais que devem contar com DJs nacionais e internacionais. Os grupos Meninas do Brasil, banda Black Rio e Seu Jorge estão confirmados para a comemoração de hoje.
Uma apresentação de ritmos afro brasileiros também está programados para acontecer no Sesc Ipiranga. Músicos como Chico César, Ceumar, Zé Renato, Celso Viáfora, Leci Brandão, Jean Garfunkel, Vicente Barreto e o Grupo Senzalas devem comparecer para participar das comemorações.

