Publicidade

Cotidiano
22/11/2008 - 16h41

Chuva provoca cinco pontos de alagamento em SP; CGE decreta estado de atenção

Publicidade

Colaboração para a Folha Online

O temporal que atingiu a cidade de São Paulo na tarde deste sábado provocou cinco pontos de alagamento. A partir das 15h10, a cidade ficou em estado de atenção nas zonas oeste, centro, leste, sudeste e marginais Tietê e Pinheiros.

Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da prefeitura, apesar do acúmulo de água, os motoristas conseguem atravessar sem maiores dificuldades. Os pontos de alagamento são registrados no sentido centro da avenida Rebouças, na altura da avenida Brasil, no sentido bairro da rua Ricardo Cavatton, perto da rua Hugo Dantola, nos dois sentidos da rua Turquia, perto da avenida Europa, e sentido bairro da rua Darzan, perto da avenida Cruzeiro do Sul.

A escala do órgão passa por observação, atenção, alerta e alerta máximo.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) já previa chuvas isoladas para esse sábado na cidade de São Paulo. A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou ontem alerta para de chuva forte às defesas civis dos Estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Acre, Bahia, Tocantins, Rondônia, Pará, Piauí, Maranhão, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Amazonas, Goiás e Distrito Federal.

País

Em Santa Catarina, segundo a Defesa Civil, até as 14h30 deste sábado, já haviam sido contabilizadas 746 pessoas desabrigadas ou desalojadas por causa das chuvas que têm atingido o estado ao longo do mês de novembro. Nos últimos dois meses, 47 municípios de Santa Catarina já decretaram situação de emergência.

O alerta é para os riscos de deslizamentos e alagamentos. A Defesa Civil pede que a população evite o transito nos locais alagados e fique atenta a qualquer sinal de deslizamento.

Em Florianópolis, a avenida Ivo Silveira precisou ser interditada, na manhã de hoje, devido ao desmoronamento de uma rocha, mas a pista já foi liberada. A região mais crítica na capital é o sul da ilha, onde há diversos pontos de deslizamentos e alagamentos, principalmente no bairro Campeche. A prefeitura municipal comunicou que deve decretar situação de emergência.

Em Balneário Camboriú o hospital Santa Inês foi atingido por um desmoronamento de barranco, em duas alas e na cozinha. Os pacientes foram removidos para outros setores do próprio hospital.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca