Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/11/2008 - 08h07

Chuvas castigam o Paraná e o Espírito Santo

Publicidade

DIMITRI DO VALLE
CRISTINA MORENO DE CASTRO
da Agência Folha

Uma queda de barreira no km 684 da BR-376, que liga o Paraná a Santa Catarina, interrompeu na segunda-feira (24) todo o tráfego nos dois sentidos da pista. A previsão é que o trecho, em Guaratuba, no litoral paranaense, seja liberado a partir do final da tarde de hoje, segundo a concessionária que administra a rodovia.

O ponto em que caiu a barreira é o mesmo onde um comerciante morreu soterrado na noite de sábado.

No lado catarinense, onde a mesma estrada é identificada como BR-101, a interdição nos dois sentidos teve de ser feita no quilômetro 13, em Garuva, próximo a Joinville, também em razão de deslizamentos.

A Polícia Rodoviária Federal orientava os motoristas a seguirem pelas BRs-116 e 280 (em território catarinense) e pela SC-301, o que acrescentava cerca de 70 quilômetros à viagem nos dois sentidos.

No Paraná, o temporal também fez estragos na região litorânea. De acordo com a Defesa Civil do Estado, cerca de 200 pessoas ficaram desalojadas em Paranaguá, Guaratuba e Matinhos entre sábado e domingo. Ninguém ficou ferido.

No Espírito Santo, 265 pessoas tiveram que sair de casa, segundo último levantamento da Defesa Civil Estadual.

As principais cidades afetadas pela chuva são Baixo Guandu e Vargem Alta, que decretaram situação de emergência. Em Vila Velha, os estragos ficaram mais graves a partir de domingo, deixando 18 pessoas desalojadas, e a prefeitura também decidiu decretar situação de emergência ontem à tarde.

Ontem, a chuva se concentrava principalmente em Vitória. Vários pontos da cidade ficaram alagados, prejudicando o trânsito, e casas desmoronaram, deixando 72 pessoas desabrigadas, pelas contas do Corpo de Bombeiros.

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Vitória tem o novembro mais chuvoso desde 1924, com 510,4 mm de água acumulados -no ano passado, choveu 164 mm no mesmo mês. O Inmet prevê mais chuva, pelo menos até quinta-feira.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página