Publicidade

Cotidiano
26/11/2008 - 14h22

Governo destina R$ 1 bilhão para Estados atingidos por chuva; 86 morrem em SC

Publicidade

da Folha Online

Atualizado às 14h55.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assina nesta quarta-feira medida provisória que destina cerca de R$ 1 bilhão para os Estados atingidos por enchentes. A informação foi divulgada pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, mas não há confirmação, no entanto, de quanto será destinado a Santa Catarina. As chuvas causaram 86 mortes no Estado, e a Defesa Civil estima em 30 o número de desaparecidos.

"Enquanto as águas não baixarem, a gente não sabe o que comprometeu de rodovias e o efeitos sobre a população de cada município", disse Dilma ao explicar o motivo da MP não destinar o montante exato da ajuda a Santa Catarina.

Moacyr Lopes Junior/Folha Imagem
Área destruída em Ilhota (SC); desabrigados e desalojados ultrapassam 54 mil e número de mortos chega a 86 em SC
Área destruída em Ilhota (SC); desabrigados e desalojados ultrapassam 54 mil e número de mortos chega a 86 em SC

Segundo a ministra, o presidente recomendou que não falte ajuda para a população do Estado. "A orientação do presidente Lula é para que não falte ajuda nem suporte para a população de Santa Catarina."

O valor da medida provisória será distribuído entre Defesa Civil e ministérios da Defesa, da Saúde, Transportes e Cidades.

Vítimas

Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, 54.039 pessoas tiveram de sair de suas casas, sendo que 22.952 estão desabrigados --devem ficar em abrigos do poder público-- e 31.087 desalojados, ou seja, abrigados nas casas de familiares ou amigos.

Agentes da Força Nacional de Segurança se deslocam hoje para o Estado para auxiliar as equipes de resgate que trabalham para socorrer as vítimas.

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina emitiu uma orientação à população para que beba água de piscinas. De acordo com a pasta do governo estadual, se a água estiver clorada e limpa, ela pode ser utilizada para consumo e para preparar alimentos. A orientação é de que antes do uso, ela seja fervida durante ao menos dez minutos.

A chuva deixa cerca de 80 mil pontos sem energia elétrica em todo o Estado, segundo balanço mais recente divulgado pela Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina S/A), às 10h desta quarta-feira. Esse total representa cerca de 240 mil pessoas, uma vez que cada ligação fornece, em média, energia elétrica para pelo menos três moradores em áreas urbanas, segundo a concessionária. Os pontos incluem casas, comércio e órgãos públicos.

James Tavares/Secom
Vale do Itajaí sofre com os deslizamentos causados pela chuva; todo o Estado está em situação de emergência
Vale do Itajaí sofre com os deslizamentos causados pela chuva; todo o Estado está em situação de emergência
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca