Campanha no PR arrecada 150 toneladas de doações para vítimas em Santa Catarina
ALLAN SANTIN
Colaboração para a Folha Online
Em apenas um dia de campanha de arrecadação em Curitiba (PR) foram doadas 150 toneladas de alimentos não-perecíveis, roupas, colchões e materiais de higiene para as famílias que sofrem com as chuvas, principalmente no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Quatro caminhões partiram nesta quarta-feira rumo a Jaraguá do Sul e Joinville para entregar as doações à Defesa Civil catarinense. O órgão montou nestes locais pontos de logística para atender as áreas mais atingidas, para onde as doações serão encaminhadas.
- Santa Catarina pede água, voluntários e dinheiro; saiba como doar
- Leia cobertura completa sobre a chuva em Santa Catarina
| Allan Santin/Folha Online |
![]() |
| Doações arrecadadas no Paraná são levadas para vítimas das chuvas em SC; foram arrecadados 150 toneladas de produtos |
Por causa dos congestionamentos, a viagem deve demorar o dobro do tempo normal. Carros do Corpo de Bombeiros e da Rone (Batalhão Tático da Polícia Militar do Paraná) acompanham os veículos que saíram por volta das 15h de Curitiba e garantirão que a carga chegue ao seu destino.
As doações não param de chegar, o Provopar (ONG de Ação Social) e a FAS (Fundação de Ação Social de Curitiba) fazem a triagem do material doado nos postos da Polícia Militar, da FAS e da prefeitura. Tudo é catalogado, e as roupas recebem marcações sobre a idade e sexo para qual devem ser destinadas. Também serão enviadas doações que já começam a chegar do interior do Estado.
O chefe da seção operacional da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil do Paraná, tenente Gomes Pinheiro, afirma que o Paraná enviará comboios diários ao Estado vizinho com doações.
Uma empresa chegou a doar 50 galões de água mineral, e caminhoneiros que moram nas regiões atingidas estão transportando a carga de forma voluntária. O Paraná também já mobilizou 150 homens de seu contingente, além de cães e barcos, para ajudar nas buscas em escombros e lama dos desmoronamentos.
Leia mais
- Sobe para 99 número de mortes confirmadas em SC; 78 mil deixaram suas casas
- Governo federal libera R$ 1,6 bi para SC e outros Estados atingidos pelas chuvas
- Cruz Vermelha e Defesa Civil de SP recebem doações para ajudar vítimas de SC
- Moradores de Itajaí (SC) saqueiam supermercados; Lula visita o município
- Água ainda cobre 80% de Itajaí (SC); 20 mil pessoas estão em abrigos
- Santa Catarina pede doação de água potável, médicos voluntários e dinheiro
- Ministério da Saúde envia medicamentos para ajudar vítimas das chuvas em SC
Especial
- Leia o que já foi publicado sobre estragos causados pela chuva
- Leia cobertura completa sobre a chuva em Santa Catarina
- Leia sobre o tempo na Folha Online
Livraria



avalie fechar
A maior dificuldade está em reconstruir a estrutura como, energia para hospitais, agroindústrias e saúde sanitária nas cidades afetadas.
Além dos subsídios e contribuições, a prevenção releva a atenção em abastecer almoxarifados com materiais, geradores, vacinas e recursos nessas regiões.
O prejuízo nas indústrias, estradas e porto de Itajaí, produção agrícola, reflete na economia do turismo em Florianópolis, Balneário Camboriú e Porto Belo, região onde se concentram a praias visitadas no verão.
A BR 101 está quase toda duplicada, verão a economia do litoral aquece como o clima.
avalie fechar
avalie fechar