Lula pede para UNE organizar caravanas de ajuda às vítimas da enchente de SC
RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva apelou nesta quinta-feira à presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes), Lúcia Stumpf, para que a caravana organizada pela entidade retorne a Santa Catarina e tente ajudar as vítimas das enchentes no Estado. Segundo Stumpf, Lula pediu que os estudantes da área de saúde contribuam no socorro aos desabrigados na região.
"Estamos pensando em sair de Brasília direto para Santa Catarina para poder ajudar [no socorro às vítimas]", afirmou a estudante após reunião de cerca de uma hora, no Palácio do Planalto.
| Patrick Rodrigues/AP |
![]() |
| Moradores transportam alimentos pelas ruas alagadas do município de Itajaí (SC); riscos de doenças são maiores com enchentes. |
- SC pede água, voluntários e dinheiro; saiba como doar
- Pessoas arriscam vidas para salvar objetos em meio aos escombros em SC
- ÁUDIO: Cenário em Blumenau lembra filme de guerra, diz repórter
- VÍDEO: Governo federal ajudará regiões atingidas pela chuva; assista
No entanto, o próprio Lula teria reconhecido que há dificuldades de chegar por terra até Santa Catarina porque as estradas foram afetadas pelas enchentes.
Nos últimos dias, os estudantes promoveram a Caravana da UNE de Educação, Cultura e Saúde que passou por 30 cidades, em 27 Estados, visitando 41 universidades públicas e privadas. Segundo o Ministério da Saúde, foram repassadas R$ 2,8 milhões para o projeto.
De acordo com a UNE, cerca de 156 mil pessoas participaram dos eventos promovidos pela caravana. Foram realizados 1.600 testes para verificação do vírus da Aids, aproximadamente 400 pessoas doaram sangue e outras 800 se cadastraram para a doação de medula óssea.
Nesta quinta-feira, os estudantes se reuniram com o presidente Lula e os ministros José Gomes Temporão (Saúde) e Juca Ferreira (Cultura).
Leia mais
- Tamanduá morre em região alagada de SC; animais buscam refúgios
- Ocupações irregulares são a principal causa de mortes em SC
- Famílias temem saques e se dividem para vigiar casas em Blumenau (SC)
- Em loja alagada de Itajaí (SC), saqueadores levam de tudo
- 24 pessoas são presas em Itajaí após saques
- Debaixo de chuva, até grávidas enfrentam fila para mantimento
- Equipes trabalham para resgatar 19 desaparecidos; 97 morrem em Santa Catarina
- Cães farejadores ajudam bombeiros em resgate em SC
- Saques a lojas preocupam comerciantes em Itajaí (SC)
- Defesa Civil revê números e confirma 97 mortes em Santa Catarina
- Grávida se abriga em casa de vizinha após ter residência inundada em Gaspar (SC)
- Chuva dobra demanda por transfusões em Blumenau (SC); estoques de sangue caem
- Volta às aulas depende da diminuição dos níveis de água em Santa Catarina
- Morador de Blumenau distribui água de cachoeira para vítimas das chuvas
- Polícia de SC prende 20 pessoas suspeitas de saquearem mercado em Itajaí (SC)
- Chuvas em Santa Catarina voltam a derrubar barreiras e prejudicam 18 rodovias
- Lula se diz impressionado com dimensão da tragédia causada pela chuva em SC
Especial
- Leia o que já foi publicado sobre os estragos causados pela chuva
- Leia cobertura completa sobre a chuva em Santa Catarina
- Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet
Livraria



avalie fechar
A maior dificuldade está em reconstruir a estrutura como, energia para hospitais, agroindústrias e saúde sanitária nas cidades afetadas.
Além dos subsídios e contribuições, a prevenção releva a atenção em abastecer almoxarifados com materiais, geradores, vacinas e recursos nessas regiões.
O prejuízo nas indústrias, estradas e porto de Itajaí, produção agrícola, reflete na economia do turismo em Florianópolis, Balneário Camboriú e Porto Belo, região onde se concentram a praias visitadas no verão.
A BR 101 está quase toda duplicada, verão a economia do litoral aquece como o clima.
avalie fechar
avalie fechar